Nova Venécia dá início à implementação do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na última terça-feira (30), deu início a implementação do Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil, vinculado ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, também do Governo Federal, com a formação de professores, que acontece em parceria com o Governo do Estado e por intermédio da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

As ações em Nova Venécia são articuladas pela coordenação Municipal do Programa Criança Alfabetizada da Seme. O curso ocorre quinzenalmente em dois turnos distintos. Durante as tardes, é conduzido pelo coordenador da Educação Infantil da Seme, e à noite, os trabalhos ficam a cargo da supervisora escolar do CMEITI Idalina Maria Machado Fiel e do CMETI Professor Luiz Carlos Gadioli, tendo como público-alvo professores da pré-escola, diretores e supervisores escolares e professores da educação especial.

Os professores foram recebidos com música ao vivo, contando com a participação de uma renomada banda local, que proporcionou momentos de descontração e interação social aos cursistas.

A primeira temática explorada foi “Literatura como Arte”, destacando como as crianças têm o potencial de criar seus próprios textos, ainda não escritos, ao se apropriarem das obras literárias, atividades artísticas de livre expressão e de sua imaginação. Os professores participaram de oficinas artísticas para criar personagens utilizando materiais alternativos e naturais, além de se envolverem em leitura e análise de literaturas infantis, e tertúlias sobre temáticas voltadas à primeira infância.

Segundo o coordenador da Educação Infantil da Seme, o curso representa um avanço significativo na qualificação dos profissionais da Educação Infantil em Nova Venécia. “A formação fortalece o compromisso com o desenvolvimento integral das crianças desde os primeiros anos de vida”, explicou.

Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil

Esta iniciativa é parte integrante do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, estabelecido pelo Decreto Federal nº 11.556 de 12 de junho de 2023 e utiliza a Coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) como material didático em 15 estados brasileiros, além do Distrito Federal, que conta com a articulação nacional das universidades federais, as quais se responsabilizam pela capacitação dos formadores estaduais, e estes, por sua vez, capacitam os formadores municipais, assegurando assim a formação de toda a rede.

Os formadores de Nova Venécia iniciaram a capacitação no dia 13 abril, no Polo UaB de Linhares, onde farão oito encontros presenciais e serão multiplicadores no município. Os professores da rede contam com 16 encontros de formação dentro do Programa.

O objetivo do LEEI é ofertar formação continuada aos profissionais da Educação Infantil, concentrando-se na oralidade, leitura e escrita. O intuito é apoiar os docentes teórica e metodologicamente, permitindo-lhes desenvolver práticas educativas que ampliem as experiências das crianças com a linguagem escrita, respeitando as particularidades da primeira infância. Além disso, busca-se integrar as noções de leitura e escrita como práticas sociais fundamentais que permeiam o dia a dia das crianças, enriquecendo suas interações e brincadeiras.