EMEFTI Professora Arlene Geraldo realiza aula de campo em Vitória

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), com os recursos do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI), do Governo do Estado, divulga a ação realizada pela EMEFTI Professora Arlene Geraldo, que, na sexta-feira, 10, promoveu  uma viagem pedagógica com os estudantes dos 7 º anos,  a fim de garantir o desenvolvimento do trabalho integrado entre os componentes curriculares de geografia, matemática, história, arte, projeto de vida e a eletiva “Colecionando Momentos”.

As professoras idealizadoras foram acompanhadas pela diretora escolar, a qual também apoiou de perto todas as atividades que antecederam a realização do momento de estudo, como reunião de alinhamento com as famílias,  a documentação necessária e a preparação da alimentação para os alunos.

Com a viagem pedagógica, os estudantes puderam despertar a consciência crítica por meio da reflexão de atividades práticas, visitando a Galeria Homero Massena, o Palácio da Cultura Sônia Cabral, a Biblioteca Pública Estadual e o Shopping Vitória.

A Galeria, sendo uma instituição cultural importante, conhecida por suas exposições de arte contemporânea e por homenagear o artista capixaba Homero Massena, proporcionou uma experiência enriquecedora da cultura e da história do Espírito Santo, além dos alunos poderem apreciar a exposição individual da artista Maria Ramos Gazel, “Quando nada acontece, há um milagre que não estamos vendo”.

O Palácio Cultural Sônia Cabral ofereceu aos estudantes a oportunidade de conhecer mais sobre a história, arte e tradições da região, pois é um marco histórico e arquitetônico significativo, que abriga exposições e eventos, celebrando a cultura local.

A Biblioteca Pública Estadual foi uma oportunidade para explorar uma vasta coleção de livros, periódicos e materiais de referência, oferecendo recursos educacionais e culturais, após alunos terem estudado fatos históricos, culturais e artísticos do Estado, junto aos demais conhecimentos relevantes sobre o Espírito Santo. Na ocasião, os estudantes tiveram um diálogo com o escritor capixaba Pedro José Nunes e os representantes da Biblioteca Pública Estadual, em forma de agradecimento pelo interesse demonstrado pelos estudantes da escola, doaram uma coleção sobre “Um Mundo de Conhecimento”, que contém livros com temas diversos, os quais serão disponibilizados para biblioteca da escola.

No Shopping Vitória,  foi possível experienciar o aprendizado sobre economia, comércio, empreendedorismo e gestão financeira,  além de ser uma oportunidade de explorar conceitos de urbanismo e planejamento urbano, e de proporcionar aos estudantes diferentes ambientes sociais e culturais.

Os professores já têm planejado como vão trabalhar, em sala de aula, os aprendizados trazidos da viagem: os estudantes serão divididos por grupos a fim de compartilhar as informações reunidas, elaborando o diário de bordo com fotos, vídeos e anotações.

A EMEFTI Professora Arlene Geraldo é a primeira escola do município a ofertar educação em Tempo Integral aos anos finais do ensino fundamental. Em parceria com o PROETI, a unidade de ensino recebeu equipamentos modernos e foi completamente reformada por esta gestão, tendo sua nova estrutura inaugurada em 06 de fevereiro deste ano. Com esta iniciativa, o prefeito aumenta o número de alunos matriculados nesta modalidade, garantindo o cumprimento do Plano Municipal de Educação. Anteriormente, nesta gestão, foi criada uma escola em tempo integral de ensino fundamental anos iniciais na cidade e, recentemente, mais duas no campo.

Palácio Cultural Sônia Cabral

Galeria Homero Massena

Com a artista Maria Gomes Gazel

Atividade prática após diálogo com a artista