Artistas venecianos poderão apresentar sugestões durante encontro “Mobiliza Aldir Blanc”

Foto: Ascom | PMNV

O município de Nova Venécia está no roteiro para receber um dos encontros do programa “Mobiliza Aldir Blanc”, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), que tem o objetivo de promover escutas públicas visando à implementação da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) no Espírito Santo. Em Nova Venécia o encontro será realizado no dia 27 de maio (segunda-feira), no auditório da Secretaria Municipal de Assistência Social, localizado na Av. Belo Horizonte, 123, Bairro Filomena, Nova Venécia.

A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Nova Venécia agora mobiliza todos os fazedores de cultura e gestores culturais do município para que participem da ação. Na oportunidade será apresentada e debatida a PNAB com base na retomada da Política Nacional de Cultura Viva (PNCV). O objetivo é apresentar o programa para que os interessados possam conhecer suas demandas e propostas, fomentando o debate para a construção coletiva das políticas públicas voltadas para o setor.

Ainda conforme a Secult, a ideia é promover esse tipo de política pública de forma contínua pelos próximos cinco anos, ao invés de ser como as que foram realizadas de forma emergencial durante a pandemia. A iniciativa visa ainda alcançar todas as pessoas que vivem da cultura, levando mais acesso à arte e às expressões culturais para a população. A partir desses encontros será feita a construção do Plano Anual de Aplicação dos Recursos (PAAR).

Aldir Blanc
Do total de recursos no primeiro ciclo da política pública Federal Aldir Blanc, o Espírito Santo tem direito a R$ 58,3 milhões – sendo R$ 30.344.346,79 destinados ao Estado e R$ 27.979.693,24 aos municípios. Com esses recursos, poderão ser implementadas ações públicas por meio de editais e chamamentos, beneficiando diretamente trabalhadores da cultura, entidades, pessoas físicas e jurídicas que atuam na produção, difusão, promoção, preservação e aquisição de bens, produtos ou serviços artísticos e culturais, incluindo o patrimônio cultural material e imaterial.