Nova Venécia é 1º lugar no estado em alfabetização entre os municípios mais populosos

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), comemora os excelentes resultados de alfabetização do município no cenário nacional. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) divulgou nos últimos dias os dados das avaliações estaduais no país. O Brasil tem hoje 56% dos alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental considerados como alfabetizados pelos indicadores de 2023.

Segundo os dados das avaliações de 2023, o Espírito Santo melhorou o desempenho de seus alunos na rede pública e alcançou o terceiro lugar no ranking de alfabetização com 68% de crianças alfabetizadas, em segundo vem o Paraná, com 73%, e o primeiro colocado, o Ceará com 85%. Nova Venécia se destaca neste panorama por ter um indicador de 83,5 % de crianças alfabetizadas na idade certa, a média mais próxima do primeiro lugar do país.

O resultado de Nova Venécia é destaque entre todos os municípios capixabas com o maior número de habitantes, além de ter conseguido o feito de ultrapassar a meta nacional estabelecida pelo Governo Federal para o ano de 2030, que é de 80%. No Plano Municipal de Educação de Nova Venécia (2024-2034), a meta é alfabetizar todos os alunos a partir de 2025.

Nova Venécia atribui o sucesso conquistado ao comprometimento e desempenho dos professores na implementação de sua proposta pedagógica em 2021, na qual incluiu, no pós-pandemia, a readequação da organização Curricular com mais aulas de língua portuguesa e matemática, para recomposição da aprendizagem, o Assessoramento in loco, o programa de formação continuada em serviço, avaliações diagnósticas sistemáticas, o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP) e reestruturação do Currículo de Nova Venécia alinhado a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e em 2022, aderiu ao Programa Educar Valer (EpV), de Sobral-CE, a parceria com a qual deu início às ações de Fortalecimento da Aprendizagem, por meio do programa próprio, o Alfabetização Aqui é pra Valer, além de ter feito a aquisição de material complementar de apoio de 1º ao 9º ano, em 2022 e 2023.

O EpV é uma parceria que almeja consolidar a alfabetização na idade certa, até os 7 anos, qualificar a aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental e melhorar o fluxo escolar, para o qual Nova Venécia foi aprovada em edital de seleção com um grupo de apenas mais quatro municípios do Espírito Santo.

Nesse período, ainda em 2021, o município contou também com o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), que distribuiu para as turmas de 1º ao 5º material complementar de apoio, contribuindo assim para os avanços esperados. À época, o município nomeou o coordenador Municipal do Paes para melhor gerir as ações focadas na alfabetização.

A secretária Municipal de Educação disse que os resultados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) são o reflexo de muito trabalho. “Quero agradecer o trabalho dos principais atores dessa vitória: os professores, são eles que estão na sala de aula, espaço sagrado, onde a aprendizagem acontece. Agradecer também às famílias pela parceria com as escolas, e toda equipe da Seme, que assessora de perto cada ação implementada, pensada para evolução de nossas crianças. Agradecer o apoio e o investimento do prefeito, por acreditar no potencial dos alunos e na competência dos professores”, concluiu a gestora.

_________________________________________________________