Secretaria Municipal de Educação conclui as atividades previstas de seu Programa de Formação Continuada em Serviço para áreas específicas

A Prefeitura Municipal de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal  de Educação (Seme), encerrou, na quarta-feira (9), todas as capacitações para os professores da rede municipal de ensino por meio do seu Programa de Formação Continuada em Serviço para profissionais e trabalhadores da educação, previstas no Calendário Escolar.

Segundo a técnica responsável pelo programa na Seme, Eglieni Trevezani, tem sido um trabalho muito compensador, principalmente, pela grande interação que a formação promove entre os profissionais. “O compartilhamento de saberes é um momento muito rico para as práticas pedagógicas. Encerramos este ciclo de formações com a certeza de que avançamos significativamente no aprimoramento das práticas pedagógicas dos professores. Ao longo dos encontros, promovemos debates ricos e reflexões profundas, sempre buscando integrar temas essenciais à realidade dos alunos. O processo formativo previsto no calendário da Seme cumpriu seu papel de fortalecer a rede de educadores, e o aprendizado construído em conjunto é um legado que levaremos adiante em nossas salas de aula”, disse.. 

Os componentes curriculares contemplados este mês foram os de arte, ciências , história, língua portuguesa, matemática, ensino religioso, geografia, todos ocorreram presencialmente e nos dois turnos, com exceção de língua inglesa, no noturno e virtualmente.

Língua Inglesa

Todos os professores de língua inglesa da rede municipal participaram, na quinta-feira, 5 de setembro, do webinar “Inglês com Crianças – Bilinguismo na Escola Regular”. A formação contou com a presença da professora Reinildes Dias, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que apresentou temas fundamentais sobre o bilinguismo, neurociência e metodologias ativas aplicadas à educação bilíngue.

A neurociência, um dos pontos centrais discutidos, foi destacada pela doutora como uma ferramenta essencial para compreender como o cérebro humano responde ao aprendizado de uma segunda língua na infância. Reinildes explorou os efeitos positivos da educação bilíngue no desenvolvimento cognitivo das crianças, ressaltando como a plasticidade cerebral permite uma melhor aquisição de habilidades linguísticas e cognitivas quando o processo de aprendizagem é estimulado desde cedo.

O webinar foi uma oportunidade para os educadores de Nova Venécia e região aprofundarem seus conhecimentos sobre como as descobertas científicas e as práticas pedagógicas inovadoras podem ser aplicadas no contexto escolar, proporcionando um ensino mais efetivo e conectado às necessidades dos alunos.

Arte

No dia 09 de setembro, foi a vez dos professores de arte da rede participarem do último encontro de formação do ano, realizado no auditório central da Seme. O evento, conduzido pelas formadoras Maria das Dores de Oliveira Benevides e Viviane Coutinho Santos, teve como principal atividade um workshop de teatro, com o objetivo de promover a integração de práticas teatrais no contexto educacional.

O encontro foi iniciado com um aquecimento corporal e vocal, seguido de exercícios de relaxamento e alongamento. As professoras formadoras incentivaram os participantes a explorar suas capacidades de concentração e expressão vocal através de trava-línguas e exercícios de respiração. Uma das atividades marcantes foi a “Caminhada pelo Espaço”, uma experimentação de diversas formas de movimento corporal, utilizando a imaginação para recriar situações do cotidiano.

Outro destaque do workshop foi o jogo “Bola de Fogo”, seguido do “Jogo da Confiança”, houve também uma conversa sobre adereços e figurinos no teatro. 

A segunda parte do workshop incluiu uma oficina prática de iluminação no teatro, seguida da criação de um fantoche utilizando uma luva. O encerramento da formação incluiu uma reflexão sobre os processos criativos e as propostas apresentadas durante o workshop.

História

Os professores de história do ensino fundamental dos anos finais se reuniram na quarta-feira, 25 de setembro, para participar de uma formação realizada no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Nova Venécia, ministrada pelo professor Jaime Bernardo Neto, doutor na área.

A formação abordou o tema “Contexto Histórico-Geográfico de Nova Venécia e o Norte Capixaba”. O encontro foi marcado por uma abordagem prática e dinâmica, com foco no material paradidático produzido pelo professor Jaime, já apresentado em encontros anteriores. A discussão, centrada no capítulo 4 do material, que explora o processo de urbanização de Nova Venécia, permitiu aos professores refletirem sobre o desenvolvimento da cidade.

Os participantes tiveram a oportunidade de revisitar fatos históricos importantes da região e apreciaram um acervo de fotos que complementaram as discussões. Esse resgate visual enriqueceu o conteúdo e proporcionou uma experiência mais imersiva.

Ao final do encontro, os professores expressaram gratidão pelas contribuições do formador, destacando a relevância da formação para a continuidade de suas práticas pedagógicas. 

Geografia

Na quinta-feira, 26 de setembro, os professores de geografia do ensino fundamental dos anos finais da rede municipal participaram de uma formação sobre mudanças climáticas e queimadas, realizada no Laboratório de Prática de Ensino de Geografia (LAPEG), no Ifes campus Nova Venécia. A capacitação, ministrada pelo professor Hedeone Heidman da Silva, teve como tema central “Tá na mídia! Mudanças climáticas e as queimadas no Brasil: proposições para a sala de aula”.

Iniciada com uma retrospectiva das atividades realizadas pelos professores no mês anterior, a formação seguiu com a apresentação de reportagens recentes sobre queimadas no Espírito Santo. Hedeone contextualizou o tema, relacionando-o às habilidades previstas no currículo escolar, como a análise dos impactos das ações humanas no clima e o uso de recursos naturais na América Latina.

Os professores foram convidados a refletir sobre práticas pedagógicas relacionadas ao tema, e três propostas foram discutidas em grupos: Cenário de seca no Brasil com elaboração de infográficos sobre as mudanças climáticas e seus impactos; Tecnologias de monitoramento das queimadas por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), destacando o Programa Proarco, que controla queimadas e desmatamentos na Amazônia;  e o Protagonismo do Brasil em questões ambientais globais com análise da  participação do Brasil na agenda do G20 em 2024 e os preparativos para a COP30, que ocorrerá em Belém (PA), em 2025.

A formação foi concluída com o compromisso de aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas de geografia, promovendo uma educação ambiental crítica e reflexiva.

Língua Portuguesa e Matemática

Nos dias 27 e 30 de setembro, participaram, respectivamente, os professores de matemática e língua portuguesa do ensino fundamental dos anos finais da rede municipal de uma formação sobre os descritores do Paebes 2024.

A formadora Scheila Tessarolo Vieira ministrou o encontro de matemática no qual foram apresentadas estratégias de ensino que auxiliaram no desenvolvimento das habilidades avaliadas no Paebes. Entre os destaques, houve a apresentação de materiais de apoio para simulados e exercícios de revisão, que contribuem na preparação dos estudantes de forma mais direcionada.

A formação para os professores de língua portuguesa foi conduzida por Ingrid Galvão da Silva Morais, formadora municipal. Estratégias para o ensino de leitura e interpretação de textos, áreas essenciais exigidas, foram as ênfases dadas no encontro.

Em ambas as formações, uma dinâmica de rotação por estações foi utilizada como estratégia de revisão, permitindo que os professores experimentassem atividades que podem ser adaptadas para suas salas de aula. Essa abordagem foi bem recebida, pois promove uma forma lúdica de envolver os alunos na compreensão dos descritores, tornando o aprendizado mais interativo e atraente.

Os professores expressaram sua gratidão às formadoras pelo empenho e dedicação durante os encontros do ano, apoiando a importância dessas formações para aprimorar suas práticas pedagógicas e, consequentemente, melhorar o desempenho dos alunos nas avaliações externas. As formações reforçaram o compromisso da Seme em fornecer suporte contínuo aos educadores, buscando sempre a qualidade na educação.

Educação Especial 

No dia 30 de setembro, a Seme realizou a formação continuada para os professores da educação especial,  que atuam em sala comum e sala de recursos multifuncionais, com o objetivo de aprimorar as práticas pedagógicas inclusivas no município.

A formação contou com três palestras de profissionais renomadas na área. Eliane Rossim, assessora pedagógica da Seme, abordou o Princípio da Escuta Ativa, destacando a importância de ouvir as necessidades e particularidades dos alunos no processo educativo. 

Edilaine Blaser Panciere, professora de Libras, técnica do Núcleo Estadual de Apoio Pedagógico à Inclusão Escolar (NEAPIE), na Superintendência Regional de Educação de Nova Venécia (SRE), e Formadora em Altas Habilidades/Superlotação,  trouxe o tema Altas Habilidades e Superdotação: Um Olhar Desmistificador, desafiando preconceitos e oferecendo uma nova perspectiva sobre o desenvolvimento desses estudantes. 

Fechando o ciclo de palestras, Ana Paula Fink, de Aracruz, especialista em tecnologias assistivas e Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), apresentou o tema Tecnologias Assistivas, discutindo como essas ferramentas podem ser aliadas essenciais na inclusão de alunos com deficiências.

Ciências

No dia 1º de outubro de 2024, no auditório da Seme, aconteceu uma formação dos professores de ciências do ensino fundamental dos anos finais da rede municipal. O encontro, conduzido pelo formador Elio de Angelis Nicole da Silva, professor da rede estadual, teve como tema principal “Um diálogo necessário para o saber ciências: metodologias ativas – jogos e o uso do Kahoot”.

Iniciada com uma dinâmica de descontração, a formação permitiu que os professores se sentissem à vontade para compartilhar suas experiências. Elio promoveu uma análise crítica da atuação de cada educador em seu percurso profissional, destacando a importância da reflexão sobre práticas pedagógicas.

Os participantes foram incentivados a discutir e apresentar jogos didáticos que utilizaram ao longo do trimestre, essa troca foi fundamental para enriquecer o repertório dos professores, que puderam conhecer novas abordagens para ensinar ciências.

O formador também dinamizou a ferramenta Kahoot, uma plataforma gratuita de aprendizado baseada em jogos. Com a experimentação da ferramenta e compreender como integrá-la em suas aulas como uma estratégia eficaz de metodologia ativa.

Ao final do encontro, os professores expressaram sua gratidão pelo comprometimento de Elio e realizaram uma avaliação positiva sobre os momentos vivenciados durante a formação.

Ensino Religioso

Na manhã do dia 9 de outubro, os professores de ensino religioso do ensino fundamental participaram de uma formação na EMEF Dr. Adalton Santos, com o objetivo de refletir sobre práticas pedagógicas bem sucedidas e revisitar os temas tratados em encontros anteriores. O evento foi conduzido pelos formadores Alcimar Carloni e Eglieni Trevezani, técnicos da Seme.

Com destaque para temas relevantes e amplamente debatidos como questões a violênica contra a mulher, música, futebol, africanidade e povos indígenas, sempre relacionando-os à abordagem religiosa nas aulas, a formação trabalhou com propostas de aplicação em sala de aula, promovendo reflexões sobre a religiosidade e diversidade cultural.

Em seguida, os professores tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências pedagógicas, criando uma rede colaborativa de troca de práticas e ideias, fortalecendo o vínculo entre os educadores e promovendo o aprimoramento coletivo das metodologias de ensino.

A formação foi finalizada com uma avaliação de todo o processo formativo, que abrange o período de 2021 a 2024. Nesse momento de reflexão, os professores expressaram sua gratidão pelo aprendizado acumulado ao longo dos anos, destacando a importância dos encontros na melhoria contínua do ensino religioso nas escolas.

Ascom | PMNV