A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), disponibilizou, no último domingo (20), transporte para os alunos da rede municipal de ensino matriculados no Projeto Informando, Formando e Incluindo: Pré-Ifes, curso preparatório para o ingresso no ensino médio integrado ao técnico na unidade federal.
A prova teve início às 14 horas do dia 20 de outubro, com encerramento às 18 horas.
Os 80 estudantes do Projeto Pré-Ifes são alunos matriculados na EMEF Veneciano, EMEF Stanislaw Zucoloto, EMEFTI Professora Arlene Geraldo, EMEF Dr. Adalton Santos e EMEF São Cristóvão.
Para um melhor atendimento aos estudantes, foi criado um cronograma com locais e horários de embarque e desembarque.
A Prefeitura disponibilizou transporte para que os estudantes pudessem participar das aulas do pré-ifes durante todo o curso, que aconteceu entre julho e outubro de 2024.
Para a mãe de um dos alunos do projeto, Léia dos Anjos Craveiro, o Pré-Ifes foi muito importante na vida dos alunos, porque os preparou para o ensino médio, para os cursos técnicos que vêm a seguir, ele também mostrou o que meu filho aprendeu até aqui, porém, eu tinha uma dificuldade muito grande: a locomoção dele até à escola. “Com carga horária de trabalho minha e do meu esposo, nós não conseguíamos levá-lo, e com o benefício do transporte, ele pôde participar. Sou muito grata não só como mãe, mas também como cidadã pelo empenho da Secretaria que tomou o cuidado de criar um ponto específico em cada bairro, visando sanar as dificuldades de cada aluno”, contou.
Léia disse ainda que o Transporte Público escolar favorece muito a vida do aluno na formação acadêmica. “Eles vão e voltam em segurança da escola. Só tenho a agradecer”, elogiou.
O projeto Pré-Ifes nasceu de uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Seme, com o Ifes, no ano de 2022, em que os alunos do ensino fundamental da rede de municipal, passaram a ter a oportunidade de se preparar para o processo seletivo e cursarem o ensino médio integrado ao técnico na unidade federal.
A ideia é atender a jovens de áreas com vulnerabilidade social, concluintes do ensino fundamental em 2024 a ter uma formação profissionalizante, como técnico em edificações ou mineração.
Ascom | PMNV