Mostra Científica Veneciana se consolida em calendário educacional de Nova Venécia

Créditos: Kennya Contarato | ASCOM EDUCAÇÃO
Créditos: Kennya Contarato | ASCOM EDUCAÇÃO

Na terça-feira, 05, a EMEF Dr. Adalton Santos, com apoio da Prefeitura de Nova Venécia e da Secretaria Municipal de Educação (Seme), realizou a  3ª Mostra Científica Veneciana com o tema “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologia sociais”, nas dependências da própria unidade de ensino.

A abertura contou com a participação de autoridades e convidados. A diretora Edna Aparecida Vasconcelos Chisté deu as boas-vindas a toda comunidade escolar. Na composição de mesa, a secretária Municipal de Educação, a diretora do Departamento Pedagógico, a representante do Ensino Fundamental Anos Finais, a Diretora da Escola, a professora Vania Celina Rigatto, representando o corpo docente da escola, o representante do IFES – Campus Nova Venécia, o diretor da EEEM Dom Daniel Comboni e o representante da faculdade Multivix. O vice-prefeito também esteve presente durante a visitação. Todos se pronunciaram enaltecendo a iniciativa da comunidade escolar, principalmente o engajamento de todos os professores e também a conquista do recurso para realização dos estudos. 

O grupo Capoeira Quilombo Novo (reformado Rafael), e o grupo de KARATÊ – Kaizen Dojo Filial, com professor Wesley Ribeiro de Oliveira, abriram as apresentações.

Os alunos das turmas do 7º e 8º ano, sob a orientação da professora Márcia Ferreira, abrilhantaram o evento com a apresentação do teatro: Sua ganância ainda vai nos destruir.

Em seu pronunciamento, a secretária Municipal de Educação disse estar muito feliz com a realização do projeto. “É com muita alegria e com sentimento de dever cumprido que acolhemos, durante a feira, todas as autoridades, alunos, professores, equipe gestora desta escola, famílias, demais colaboradores e avaliadores que fazem parte deste momento marcante! Sempre tivemos a consciência de que se continuássemos fazendo o mesmo, nossos resultados também continuariam iguais, e por isso, não medimos esforços para que pudéssemos alcançar a excelência na educação. A implantação desse projeto é mais uma das ações inovadoras trazidas nessa gestão, que faz com que os conhecimentos e as habilidades dos nossos alunos sejam desenvolvidos. A educação veneciana vem sendo destaque e isso se deve ao empenho de todos os profissionais da educação e ao apoio incondicional do nosso Prefeito e, justamente por esse motivo, Nova Venécia é primeiro lugar entre os municípios mais populosos do estado.”

Divididos em grupos temáticos, os estudantes apresentaram suas pesquisas de maneira dinâmica, promovendo a interação entre os visitantes. Com atividades concretas e uma excelente oralidade, a garotada cativava a todos os espectadores. Todos os profissionais da escola receberam camisetas com a identificação da Mostra.

Para os alunos, a Mostra foi muito além do enorme conhecimento adquirido e compartilhado, foi uma grande oportunidade de valorizar a comunidade e de mostrar o quanto eles são capazes. “Além de envolver diversas áreas e proporcionar maior interação com nossos colegas, a feira foi muito importante para o nosso aprendizado, é algo que vamos levar para a vida toda”, afirmou uma estudante.

Ao final da cerimônia aconteceram as premiações dos trabalhos e foram revelados os nomes dos projetos mais bem avaliados, sendo este um momento marcado por vibração dos estudantes e professores. A euforia tomou conta de todos e tornou o momento muito especial para os envolvidos, que deixaram as emoções transbordarem em sorrisos com lágrimas.

A 3ª Mostra Científica Veneciana consiste na realização de atividades e trabalhos dos estudantes, em equipes ou individualmente, no intuito de favorecer a divulgação e popularização da ciência, bem como despertar o interesse das pessoas sobre aspectos específicos da ciência, cultura e sua história.

Com a abertura do edital da chamada em 21 de maio de 2024, iniciou-se um trabalho em parceria com diretora da EMEF Drº. Adalton Santos e professora efetiva de ciências da rede, Edna Aparecida Vasconcellos Chisté, e a Secretaria de Educação, para a elaboração e submissão da proposta do Projeto da 3ª Mostra Científica Veneciana, que foi um desmembramento da I e II Mostra Científica das EMEF Veneciano e EMEF São Cristóvão, ocorridas com sucesso em 2022 e 2023 respectivamente.

No dia 09 de agosto, a Prefeitura de Nova Venécia recebeu o resultado preliminar do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) a informação de que a Secretaria Municipal de Educação (Seme) foi classificada, por meio do projeto “3ª Mostra Científica Veneciana”, e em 03 de setembro de 2024 saiu o resultado final da aprovação, para o qual a EMEF Drº. Adalton Santos foi contemplada na chamada com o valor de 20 mil reais para a execução do projeto.

O tema adotado para a 3ª Mostra Científica Veneciana envolve Educação, Cultura e Meio Ambiente e está em consonância com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2024, evento sob a responsabilidade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). A proposta de trabalho aborda a experiência de utilização de Aprendizagem Baseada em Problemas e Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino Fundamental, e sua execução por meio dos componentes curriculares que conversam entre si.

Em edições anteriores, a Mostra contou com grande participação: em 2022, na EMEF Veneciano, recebeu cerca de 2 mil visitantes, com 67 projetos apresentados e 46 alunos premiados; em 2023, na EMEF São Cristóvão, apresentou 34 projetos e premiou oito alunos. A III Mostra realizada na EMEF Dr. Adalton Santos contou com 50 projetos, que foram apresentados pelos estudantes, tendo abrangência para visitação de aproximadamente 3 mil pessoas das demais escolas, que contaram com um cronograma de transporte escolar, e também com a visitação da comunidade veneciana.

Sobre o Projeto

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq – e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI – tornaram pública a chamada via recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT). A ação visa apoiar eventos e atividades de divulgação e popularização da ciência – presenciais e/ou virtuais (on-lines), gratuitos e abertos à comunidade – que ocorrerá durante a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT – 2024 e que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação do País. 

Os eventos deverão ocorrer em todas as unidades da Federação, com abrangência estadual/distrital ou intermunicipal, e deverão ter como tema – “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologia sociais.”


Assessoria de Comunicação | SEME

Kennya Contarato[email protected]