Nova Venécia realiza Dia Especial sobre o Cacau com foco em manejo e sanidade da lavoura

Nesta terça-feira, dia 11, produtores rurais de Nova Venécia participaram do Dia Especial sobre o Cacau, evento promovido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em parceria com a Prefeitura Municipal de Nova Venécia, Secretaria Municipal de Agricultura, Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF) e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agriculturas Familiares de Nova Venécia e Vila Pavão ( STRAF). A programação ocorreu no Sítio Vila Nova, na comunidade de Cedrolândia, na zona rural do município.

O evento teve como objetivo levar conhecimento técnico aos produtores sobre o manejo correto do cacau, incluindo sanidade vegetal, tratos culturais e condução da lavoura. Um dos temas de destaque foi a monilíase do cacaueiro, uma doença de notificação fitossanitária obrigatória, que pode causar grandes prejuízos à produção. A palestra foi conduzida por Jordano Pereira Avelar, engenheiro agrônomo e coordenador regional de defesa sanitária vegetal do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF).

Além da parte sanitária, os produtores também receberam orientações práticas sobre o plantio, tratos culturais e condução do cacaueiro, ministradas pelos engenheiros agrônomos e extensionistas do Incaper, Felipe Silveira Vilasboas e Lucas Calazans Santos. Durante o encontro, houve uma demonstração de práticas adequadas para o manejo da lavoura, promovendo a troca de conhecimento entre técnicos e agricultores.

O Secretaria Municipal de Agricultura de Nova Venécia, destacou a importância da realização de eventos como este e a adesão dos produtores à iniciativa. “Eventos como este serão realizados com frequência, em parceria com outras instituições como o Idaf, Incaper, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e associações, para promover atividades voltadas também para outras culturas. Ficamos muito satisfeitos com a participação dos produtores, que demonstraram grande interesse em aprimorar seus conhecimentos”.

A iniciativa reforça a importância da capacitação dos produtores para o fortalecimento da cultura cacaueira no Espírito Santo, incentivando a adoção de boas práticas agrícolas e o controle de doenças que podem comprometer a produção.