Técnicos do Programa Criança Feliz de Nova Venécia participam de capacitação promovida pela Setades

Os técnicos do Programa Criança Feliz (PCF) de Nova Venécia participaram, nesta semana, de uma importante capacitação promovida pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), por meio da Subsecretaria de Articulação de Políticas Intersetoriais (Subapi). A formação aconteceu no auditório da Setades, em Vitória, e teve como foco a qualificação dos novos supervisores do Programa e dos técnicos das Secretarias Municipais de Assistência Social.

Voltada especialmente para profissionais que ainda não haviam sido treinados dentro do escopo do Guia para Visita Domiciliar do Programa Criança Feliz, a capacitação abordou diretrizes metodológicas, práticas de supervisão, articulação intersetorial e estratégias para a implantação, implementação e monitoramento do programa nos municípios.A equipe técnica de Nova Venécia destacou a relevância da formação para o fortalecimento das ações em nível local.

“Essa capacitação foi fundamental para ampliar nosso olhar sobre o papel da supervisão no PCF. Voltamos ao município mais preparados para orientar e acompanhar as visitadoras, garantindo um atendimento ainda mais qualificado às famílias”, afirmou a supervisora do Programa Criança Feliz em Nova Venécia, Saryna Zen.

“O encontro também proporcionou uma troca muito rica entre os municípios, o que fortalece a rede de apoio e articulação intersetorial tão necessária para o sucesso do programa”, complementou Marjara Cesconetto, coordenadora do Cras de Nova Venécia.

Ao todo, participaram da formação 14 técnicos dos municípios de Governador Lindenberg, São Mateus, Aracruz, Ponto Belo, João Neiva, Irupi, Montanha, Afonso Cláudio, Linhares, Dores do Rio Preto, Cachoeiro de Itapemirim, Marataízes, além da equipe de Nova Venécia.A capacitação promovida pela Setades integra a política estadual de formação continuada voltada aos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), com o objetivo de fortalecer a qualidade dos serviços prestados à população, especialmente na primeira infância.