Associação Amigos do Rio Cricaré busca apoio da Prefeitura para ações de preservação e ecoturismo

Em reunião, na manhã desta quarta-feira (03), na sede da administração municipal, representantes da Associação Amigos do Rio Cricaré buscaram apoio da Prefeitura de Nova Venécia, para desenvolver ações voltadas à preservação e ecoturismo do corpo hídrico, também conhecido como Rio São Mateus.

Estiveram presentes na reunião o prefeito de Nova Venécia, e os secretários municipais, representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e servidores municipais.

Entre as ações, a Associação propôs ao município a realização de projeto para limpeza do Rio Cricaré, manutenção e implantação de espécies de peixes nativas, apoio à pescadores locais, fiscalização da pesca, torneios periódicos para pesca de bagre africano, implantação de elevatórias para permitir o deslocamento de peixes na época da piracema e a instalação de rampa para fomento do turismo local, com passeio de barcos e apoio ao trabalho da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros Militar para ações de treinamento, resgate e salvamento.

“Nós somos amantes da natureza e principalmente do rio Cricaré. Iniciamos a atuação como Associação em 2019 e de lá pra cá buscamos realizar ações em prol da preservação do rio e do fomento ao ecoturismo. Queremos apoio não só da administração pública, mas também de toda a comunidade, de empresários por que o rio é de todos e é nosso dever cuidar”, disse o representante da Associação Amigos do Rio Cricaré Valdir Pinto.

O prefeito firmou apoio e disse que a gestão não medirá esforços para dar continuidade as demandas em prol do rio Cricaré. “Me empolga muito trabalhar na gestão com ações como essa, mas é também de responsabilidade de todos dar essa contrapartida, pois precisamos do apoio da população, da Câmara de Vereadores, dos nossos secretários e de todos os segmentos para ajudar o município na questão ambiental, ecológica e turística. Daremos todo suporte necessário”, disse o prefeito de Nova Venécia.

Limpeza do Rio Cricaré

Uma equipe formada pela Associação Amigos do Rio Cricaré, Secretaria de Obras, Secretaria de Meio ambiente, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e voluntários, vai realizar a ação de limpeza do rio Cricaré no dia 15 de Maio. A previsão é que a programação se inicie das 8h às 11h, e comece próximo ao Centro Cultural Casarão, seguindo até as imediações da Cesan.

O trabalho consiste na retirada de plantas aquáticas na superfície e retirada de lixo das margens, colaborando para a melhoria na estética do município. A iniciativa também é essencial para evitar a proliferação de animais peçonhentos e insetos, contribuindo assim com o combate à transmissão do mosquito da dengue e outras doenças.