Secretaria Municipal de Educação abre inscrição para formação em Gestão Escolar

Os profissionais da educação de todas as áreas têm oportunidades de estudos contínuos em 2021. A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, mantém cronograma de formação com oferta de cursos para todas as áreas da educação, sempre buscando muitas parcerias. Desta vez, a oportunidade é para diretores e coordenadores escolares, pois estão abertas as inscrições para a Formação de Diretores Escolares (Fordir), uma ação que faz parte das estratégias do Programa de Fortalecimento da Gestão Escolar oferecida pela Secretaria da Educação (Sedu).

Segundo a secretária municipal, “É essencial esse movimento em prol da formação continuada, manter o profissional atualizado é a certeza de estarmos em busca, cada vez mais, de educação de qualidade.”

A Formação de Diretores Escolares (Fordir) objetiva qualificar os atuais diretores e coordenadores escolares da Rede Pública Municipal de Ensino do Estado do Espírito Santo, centrada nos aspectos pedagógicos, com fins de efetivação do direito à Educação Básica com qualidade social. Com carga horária de 80 horas, as inscrições para a formação acontecem de 10 de julho a 03 de agosto. O curso, 100% on-line com metodologia autoinstrucional pelo Portal Cursos da Sedu, inicia-se em 01 de setembro e vai até 03 de dezembro.

O conteúdo da formação foi organizado em três tópicos: o papel do gestor escolar nos usos e apropriações da escola como espaço educativo, liderando e motivando a equipe escolar e  trabalho da gestão escolar orientada para a aprendizagem.

Em todas as etapas serão ofertadas atividades de estudo e reflexões, visando à consolidação das aprendizagens. Além disso, o curso dispõe de recursos que favorecem a prática cotidiana, bem como a experiência docente e de gestão, a fim de facilitar a promoção de ações pedagógicas no ambiente escolar.