Secretaria Municipal de Educação inicia curso de Introdução à Educação Digital no NTM

Instrutor de informática e tutor fazendo a abertura do Curso de Introdução à Educação Digital com a Turma 1

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) da Secretaria Municipal de Educação (Seme), iniciou, nesta terça-feira (14), o curso de Introdução à Educação Digital – com carga horária de 60 horas, promovido pela Secretaria de Educação a Distância-Seed/MEC, que integra o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – Proinfo Integrado, voltado à formação de professores e gestores da educação básica, visando à inclusão digital e social.

A Secretaria Municipal de Educação disponibilizou um instrutor e a professora de informática da Seme para tutoria do curso que conta com quatro (04) turmas, no matutino e no vespertino, totalizando 33 cursistas entre professores, supervisores, gestores educacionais ou estudantes da área pedagógica. Segundo a secretária municipal de educação, “Tudo que estiver disponível e ao nosso alcance, nós trataremos para apoiar a prática pedagógica de nossos profissionais”.

O curso está dividido em nove (09) unidades com encontros presenciais, cada turma tem um número reduzido de cursistas para atender aos protocolos de segurança. O aluno será avaliado a partir dos estudos desenvolvidos, o cursista deve demonstrar seus conhecimentos acerca de algumas atividades presenciais e on-line.

Fazem parte do desenvolvimento do curso práticas como conhecer e vivenciar atividades com recursos básicos de computadores e Internet; organizar e sistematizar conteúdos em vários tipos de textos; participar de atividades e experiências comunicativas e cooperativas de aprendizagem; buscar soluções aos desafios provocados pelas múltiplas possibilidades de trajetos de estudo e pesquisa, leitura, navegação, elaboração, socialização, produção, publicação de ideias, reflexões; e refletir sobre propostas para dinamizar sua prática pedagógica e a vivência de seus alunos.

Para a professora de informática da rede municipal e tutora “O curso de Inclusão à Introdução Digital, nesse primeiro contato com os cursistas, foi de extrema importância, não só para definirmos alguns conceitos básicos sobre o curso, mas também para refletirmos sobre os desafios da Inclusão Digital nas instituições de ensino e na sociedade em geral. Levou-nos também a pensar a respeito do impacto que as mudanças tecnológicas causaram principalmente na cultura, na sociedade e na educação”.