Secult realiza encontro em Nova Venécia

O Município de Nova Venécia recebe nesta sexta-feira, dia 24/09, a 3ª Edição do Gabinete Itinerante da Cultura. O Gabinete Itinerante é uma iniciativa da Secult, a Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Espírito Santo, onde tem o objetivo de fortalecer as políticas públicas de cultura nos municípios capixabas. A equipe da Secult vai orientar e capacitar agentes culturais, gestores públicos municipais e sociedade civil em geral sobre o Programa de Coinvestimento da Cultura – Fundo a Fundo.

Em sua terceira edição, o projeto visitará ao todo seis municípios do Espirito Santo, começando por Viana, passando em São Mateus, Nova Venécia, Cachoeiro de Itapemirim, Guaçuí e Santa Teresa.
Os encontros são abertos ao público, onde terá uma explicação geral sobre o Programa, além de mobilizar o cadastramento pela plataforma Mapa Cultura, item necessário para futuras ações de repasse entre prefeituras e os realizadores do setor nessas localidades, conhecer as questões do setor local, e tirar dúvidas dos participantes.

Além de orientar os participantes sobre o Coinvestimento, outro ponto de pauta do Gabinete Itinerante é o Projeto de Lei (PL-411/2021) – Sistema Estadual de Espaços Culturais do Espírito Santo, que pretende integrar os teatros, museus, galerias e outros locais de disseminação da cultura no Estado. O projeto está em tramitação na Assembleia Legislativa, desde o mês de agosto.

Para os fazedores de cultura do município que desejam participar do encontro, o mesmo será realizado no dia 24/09, próxima sexta-feira no Centro Cultural Casarão, localizado na Av. São Mateus, n° 12 – Centro, Nova Venécia. Das 16:00 às 18h. Serão seguidos todos os protocolos sanitários contra a COVID-19 e o uso de mascara é indispensável.