Educação desenvolve ações de combate à violência contra a mulher

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), promove nesta semana, nos dias 22 e 23, formações abordando a temática da violência contra à mulher. Seguindo o que está preconizado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a qual, em seus Temas Integradores, inclui o estudo dos Direitos Humanos.

No dia 22, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, às 9 e às 15 horas, a equipe da Seme, diretores escolares e supervisores das unidades de ensino participarão da palestra “Nem Escrava Nem Rainha, Simplesmente Mulher!”, ministrada pela Mestre em Educação e Psicanalista, Maria Penha Gozzer Cimadon.

No dia 23, a Seme promove, aberta para todos os profissionais da educação, famílias e sociedade em geral, live com Juíza de Direito da 2ª Vara Criminal da Comarca de Ibirité(MG), Dr.ª Daniela Cunha Pereira, membro da Rede de Enfrentamento à violência contra a mulher. A live será transmitida pelo canal do YouTube Nova Venécia Conectad@ às 18 horas.

Desde 2020, com o isolamento social acarretado pela pandemia da Covid-19, é crescente o índice de violência doméstica cometido, principalmente, contra mulheres e crianças. A Educação está empenhada em contribuir na diminuição destas violências e por isso, a Secretaria está desenvolvendo ações que impactem em mudanças efetivas, em que os profissionais da educação se formam e são multiplicadores do tema, fazendo com que o assunto chegue onde é necessário: ao seio das famílias.

Para a secretária municipal de educação, “O combate a esse tipo de violência começa pela identificação do abuso, seja psicológico ou físico, a vítima precisa entender que está sofrendo um processo violento e, em seguida, se sentir segura para denunciar, por isso, a rede de proteção à mulher precisa perpassar à esfera da Educação e contar com a Saúde, a Assistência Social e a Jurídica, portanto, é importante que todos divulguem e participem de ações como estas.” frisou a secretária.