Diretores escolares, supervisores e equipe da Seme participam de formação sobre violência contra a mulher

Palestrante apresentando sua cartilha sobre a violência contra a mulher “Nem escrava, nem rainha, simplesmente Mulher”

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu, nessa quarta (22), ação de combate à violência contra a mulher. Para a formação, foi convidada a técnica pedagógica da Superintendência Regional de Educação (SER) Maria da Penha Gozzer Cimadon, que realizou uma palestra abordando a cartilha “Nem Escrava Nem Rainha, Simplesmente Mulher” idealizada pela pedagoga.

Segunda a palestrante, “Foi gratificante falar sobre a cartilha ‘Nem Escrava Nem Rainha, Simplesmente Mulher!’, fruto de um projeto da Escola Estadual Maria Dalva Gama Bernabé, onde fui diretora e desenvolvi projetos com essa temática”, afirmou a servidora.

Penha usou uma dinâmica bem descontraída para tratar de um tema tão sensível, provocando a reflexão dos presentes, entre eles, técnicos da Seme, diretores escolares e supervisores das unidades de ensino. As palestras aconteceram pela manhã e à tarde para atender profissionais dos dois turnos e evitar aglomeração.

O estudo oferecido aos profissionais da educação sobre o tema da violência contra a mulher tem como objetivo fazer com que a conscientização seja multiplicada nas salas de aula e das salas de aula para as famílias, para toda sociedade.

Para a secretária municipal de educação, estudar sobre o tema, dialogar sobre ele, realizar ações culturais e mobilizar as comunidades escolares de forma continuada são algumas das ações propostas para compreender esse Tema Integrador do Currículo Municipal. “Queremos contribuir para que todos possam atuar na promoção de vidas livres da violência. A educação é fundamental nesse processo, por isso estamos desenvolvendo as formações.” justificou.