Outubro Rosa. O mês de prevenção ao câncer de mama

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Venécia, realizará durante todo o mês de outubro a Campanha “Outubro Rosa”, onde será intensificada as ações de prevenção e diagnóstico precoce ao Câncer de Mama e de Colo de Útero.

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa começou nos Estados Unidos e atualmente é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A popularidade e a importância desta causa, ganha novos adeptos a cada ano que passa em todo parte do mundo.

A Secretaria Municipal de Saúde criou um cronograma de ações para o mês, no dia 04/10 haverá a abertura da Campanha Outubro Rosa com a Missa em Ação de Graça pelo Outubro Rosa, na Igreja Matriz de São Marcos às 19 horas com transmissão ao vivo pela Rede Notícia, uma oportunidade de fortalecimento espiritual às mulheres e familiares que lutam contra o câncer.

Dia 09/10 acontecerá a Ação Rua Rosa, na Estratégia de Saúde da Família Lusquinho e Mazarini localizada no bairro Bonfim, a ação acontecerá em parceria com a Faculdade Multivix e terá realização de palestras voltada a Saúde da Mulher, coleta de exame preventivo de colo do útero e exame para rastreamento de câncer de boca.

Todas as unidades de saúde estarão realizando coleta de exame preventivo de colo do útero no período diurno conforme a programação de cada equipe e durante o mês de outubro acontecerá coletas de exame preventivo de colo do útero e exame clínico das mamas no período noturno na Unidade de Saúde Ângelo Piassarolli, mulheres que necessitem realizar o exame podem comparece a unidade de saúde de sua localidade ou na unidade de saúde
Ângelo Piassarolli para agendar seu exame preventivo.

E no sábado, 16/10, será realizado o “Dia D” do Outubro Rosa, com ação de conscientização e prevenção ao câncer de mama e colo de útero na Praça do Imigrante e simultaneamente na Unidade de Saúde Ângelo Piassarolli ocorrerá palestras sobre câncer da mama e coleta de exame preventivo de colo do útero.

As ações são uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Nova Venécia através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Hospital São Marcos, Paróquia São Marcos e empresas parceiras.