A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), divulga o trabalho de história realizado pela professora Marinéia Antunes Gasparini, da EMEF Dr. Adalto Santos, que trata do enfrentamento às violências contra a mulher.
De 14 a 18 de março, com as turmas de sexto ano, a professora propôs aos estudantes leituras sobre a temática sobre as diferentes manifestações de violência contra as mulheres, provocando assim uma roda de conversa.
A partir das discussões, os alunos foram incentivados a produzirem cartazes conscientizando a comunidade escolar da necessidade de denunciar as violências sofridas pelas mulheres e lutar pelos seus direitos.
Com os cartazes, um mural foi confeccionado e exposto para o compartilhamento do conhecimento com todos que passassem pelos corredores da escola.
Segundo o membro da Coordenação do Ensino Fundamental Ano Finais da Seme, atividades como esta, além de combater o machismo estrutural perpetuado na sociedade, também leva ao estímulo de múltiplas habilidades. “Quando o professor propõe a leitura do tema, ele estimula a pesquisa, desenvolve a oralidade no momento do debate, incentiva o respeito à opinião do colega, proporciona a seleção de informações e o resumo das ideias, ensina sobre a estrutura e a linguagem do gênero textual cartaz e, consequentemente, aprimora a escrita. Por fim, trabalhar de forma diferenciada traz sempre bons resultados”, afirmou.
A professora Marinéia disse que, durante a roda de conversa, o diálogo entre os alunos foi bem interativo. “Surgiram muitas propostas de enfrentamento às violências. Foi gratificante ver a participação deles”, comentou a educadora.
Ascom | PMNV