A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na segunda-feira (24), realizou a abertura do 2º Seminário Municipal de Educação, no Cerimonial d’ Venezia, com um público de aproximadamente 700 pessoas entre profissionais da educação e convidados, que participaram, pela manhã e à tarde, das discussões promovidas com os objetivos, principalmente, de apresentar noções sobre equidade no meio educacional e trazer conhecimentos sobre gestão da educação, e contou com a presença de autoridades como o prefeito, o promotor de Justiça e o defensor Público de Nova Venécia, o presidente da Câmara de Vereadores, e membros do Conselho Municipal de Educação, de Alimentação Escolar e do Fundeb.
A abertura ficou por conta do grupo Inclusão com Amor, da Apae de Nova Venécia, que arrancou muitos aplausos e até lágrimas dos presentes devido a beleza das duas apresentações realizadas.
O prefeito, presente ao evento, elencou as ações já concretizadas durante a gestão que tiveram como resultado mais acesso e menos evasão nas escolas municipais. “Com a Busca Ativa Escolar, a aquisição de material escolar e uniformes para todos, a reorganização do Transporte Escolar, a construção da creche do bairro Aeroporto, a ampliação de matrículas nas escolas em tempo integral, todo esse planejamento tem como consequência uma menor desigualdade social entre nossos munícipes, e estamos trabalhando já em outras frentes a serem concluídas em breve”, garantiu.
Na ocasião, a secretária Municipal de Educação apresentou a assistente Social Educacional e a psicóloga Educacional aos presentes. Informou que a contratação se deu graças ao planejamento da Seme para melhorar o apoio aos profissionais da educação a fim de subsidiar o processo de ensino-aprendizagem. “ A equidade a qual tanto falamos precisa sair das discussões e se concretizar, as estratégias precisam se transformar em políticas públicas, por isso agradeço imensamente o prefeito por ser tão participativo conosco na educação, agradeço também a Câmara de Vereadores na celeridade da votação de pautas tão essenciais, fazendo a verdadeira diferença na vida dos nossos estudantes e de suas famílias”, concluiu a gestora.
Para tratar do tema principal do seminário: “Equidade: pilar fundamental para uma educação inclusiva”, Silvia Carla Nascimento, professora da Universidade Federal do Espírito Santo, Polo Cachoeiro de Itapemirim-ES, levou os cursistas a pensarem uma prática profissional que acolha todos, sem exceção. “Trouxemos para este momento uma reflexão, um olhar humanizado da docência. Todo profissional sabe que precisamos fazer do mundo um lugar melhor para todos, mas para isso precisamos também saber qual o nosso papel nesse contexto”, ressaltou a palestrante.
O segundo momento do Seminário foi marcado pela roda de conversa “Uma Proposta Pedagógica que promova a equidade rumo a uma educação inclusiva”, conduzida por convidados como o promotor de Justiça de Nova Venécia e por uma professora do Ifes, campus Nova Venécia, mediada pela técnica da Seme responsável pelo programa de Formação Continuada.
A professora do Ifes, Ariadna Pereira Siqueira Effgen, abriu a roda de conversa fazendo um breve relato dos desafios encontrados pelos profissionais em sala de aula, levando-os a refletir sobre o quanto se sabe a respeito da diversidade com a qual uma turma é formada.
O promotor de Justiça de Nova Venécia apontou a formação continuada como uma importante estratégia de equidade. “Se nós queremos mudanças, se almejamos melhorias, eu não conheço outra forma de fazer esse caminho que não seja por meio do estudo, do conhecimento. Precisamos promover uma educação libertadora, por isso parabenizo os organizadores por proporcionar aos profissionais momentos como esse”, disse o membro do Ministério Público Estadual que fez uma fala bem descontraída para o público no encerramento dos trabalhos do dia.
Prefeito de Nova Venécia fazendo a abertura do 2º Seminário Municipal de Educação
Grupo Inclusão com Amor, da Apae de Nova Venécia, fazendo a apresentação cultural do seminário
A secretária Municipal de Educação apresentando a assistente Social Educacional e a psicóloga Educacional
O presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Nova Venécia prestigiando o 2º Seminário Municipal de Educação
Professora Silvia Carla Nascimento, responsável por abordar o tema principal do seminário
Membros da rosa de conversa, o promotor de Justiça de Nova Venécia, Lélio Marcarini, a professora do Ifes, campus Nova Venécia, Ariadna Pereira Siqueira Effgen, e a técnica da Seme responsável pelo programa de Formação Continuada, Eglieni Trevezani
Professora Ariadna Pereira Siqueira Effgen tratando da proposta pedagógica com os profissionais da educação
Promotor de Justiça de Nova Venécia, Lélio Marcarini, em dinâmica bem descontraída durante a roda de conversa no seminário, com a professora Eglieni Trevezani
Público presente ao seminário no turno matutino
Público presente ao seminário no turno vespertino