Acontece abertura dos Jogos Escolares Mirins 2024 de Nova Venécia

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal dos Esportes e a de Educação, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde e da Polícia Militar, na segunda-feira (10), deu início aos Jogos Escolares Mirins de Nova Venécia 2024. A competição é muito aguardada pelos estudantes desta faixa etária e suas famílias, por ser um momento de grande interação entre as escolas e os atletas.

A cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Mirins de Nova Venécia 2024 levou uma torcida considerável ao Ginásio Poliesportivo Getúlio Martins Olímpico do Cricaré. O vice-prefeito abriu o evento, que contou com a presença da Banda Marcial Professora Arlene Geraldo, para receber representantes das secretarias envolvidas, da Câmara de Vereadores, da Polícia Militar e da Superintendência Regional de Educação (SRE), diretores escolares, professores, estudantes-atletas e suas famílias e amigos.

“Promover o esporte é promover saúde, diversão, melhoria na qualidade de vida educacional dos alunos, é promover inclusão social. Quero parabenizar com muito carinho os nossos professores, que são fundamentais para uma realização tão grandiosa como esta”, elogiou o representante do executivo.

A professora e 22 estudantes do 6º e do 7º ano da EMEFTI Professora Arlene Geraldo ficaram responsáveis pela belíssima apresentação cultural de abertura, desenvolvida na eletiva de dança Baila Comigo, com a coreografia da música Cheiro de Carolina, de Luiz Gonzaga. O aluno Elizeu de Souza Borges, da EMEFTI Bairro Altoé, conduziu com muita desenvoltura o juramento dos atletas.

A entrada da tocha com a chama e acendimento na pira é um dos momentos mais marcantes do evento de abertura. Os alunos Crystian Baldon, da EMEF São Cristóvão;  Rhaicony Galvão Braz,  da EMEIEF Stanislaw Zucoloto; Lorenzo Gomes Fabém, da EMEIEF Lourdes Scardini; Lara Uliana Bastianello de Angelo, da Casa-Escola Montessoriana “A Ciranda”; Joaquim Gabriel de Souza Ferreira, da EMEIEF Regina Alves Dutra; e Amanda Marques Siqueira, da EMEF Dr. Adalton Santos se revezaram para transportar a chama, arrancando muitos aplausos dos presentes.

Logo no primeiro dia, ocorreram cinco jogos, todos na modalidade de futsal, em que se enfrentaram EMEF Professora Claudina Barbosa X Casa-Escola Montessoriana “A Ciranda”; EMEF Dr. Renato Araújo Maia X EMEF Stanislaw Zucoloto; EMEIEF Francisco Tavares Renes X EMEF Tito dos Santos Neves; EMEIEF Francisco Secchin X EMEF São Cristóvão; e EMEF Dr. Adalton Santos X EMEF Veneciano.

Os Jogos Escolares Mirins de Nova Venécia 2024 acontecem de 10 a 21 de junho entre as categorias 06-07 anos, 08-09 e 10-11, para equipes masculinas e femininas, nas modalidades de handebol e futsal, com a participação de 14 delegações: EMEF Dr. Adalton Santos, EMEF Dr. Renato Araújo Maia, EMEF Professora Claudina Barbosa, EMEF Professora Maria Rodrigues Leite, EMEF São Cristóvão, EMEF “Stanislaw Zucoloto, EMEF Tito dos Santos Neve, EMEF Veneciano, EMEFTI Bairro Altoé, EMEIEF Lourdes Scardini, EMEIEF Francisco Secchin, EMEIEF Francisco Tavares Renes, EMEIEF Regina Alves Dutra e Casa-Escola Montessoriana “A Ciranda”, envolvendo mais de 500 estudantes-atletas.

Para acompanhar os resultados diários dos jogos, é só acessar https://copafacil.com/escolaresmirimnv2024 , que contém todas as informações, fotos e vídeos de todos os participantes.