Acontece dia de planejamento pedagógico para a educação municipal

EMEIEF Cedrolândia

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na sexta-feira (24), realizou, em toda a rede municipal de ensino, o Planejamento Pedagógico do 1º Trimestre, conforme previsão do Calendário Escolar 2024.

Com uma agenda de trabalho bem diversificada, os profissionais participaram do 1º Planejamento Pedagógico do ano de acordo com  as áreas em que atuam.

Os professores-referência e os que trabalham com componentes curriculares como arte, língua inglesa e educação física, da educação infantil, da creche, realizaram o realinhamento do Plano de Ensino para o segundo trimestre, o planejamento de atividades com foco nos objetivos de aprendizagem e alimentaram o Sistema de Gestão. Além destas ações, os professores da pré-escola elaboraram também o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP).

No ensino fundamental anos iniciais, em tempo parcial e em tempo integral, do campo e da cidade, o programa Educar pra Valer conduziu o dia pedagógico com a formação continuada dos profissionais – detalhada em outra mídia desta página.

Os professores que trabalham com componentes curriculares como arte, língua inglesa, educação física, língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e ensino religioso, dos anos finais do ensino fundamental, cada qual em seu turno de trabalho, fizeram ainda a análise dos resultados da primeira avaliação formativa, construção do PIP em língua portuguesa e matemática, a partir dos resultados das turmas, a elaboração da recuperação trimestral para todos os componentes curriculares e o planejamento para garantir a aplicação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008, que tratam do ensino das temáticas História e Cultura Afro-Brasileira e Africana e História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

Para escolas em Tempo Integral, houve também a Jornada pedagógica do JEEP 2024, descrita em outra mídia específica para esta página.

Ainda no dia 24, a Seme promoveu uma formação continuada em serviço para os cuidadores escolares, com foco nas atribuições e legislação que regem a profissão, abordando o tema “O ato de cuidar”. A capacitação foi um importante momento que visou aprimorar a atuação dos profissionais e contou com a colaboração da coordenadora da Educação Especial, da assistente Social Educacional e do coordenador da Educação Infantil da Seme. A iniciativa reflete o compromisso do município em garantir uma educação inclusiva e de qualidade, preparando melhor os cuidadores para suas funções no ambiente escolar.

FORMAÇÃO PARA CUIDADORES