A V Formação Continuada em Serviço acontece, no pós Conselho de Classe Pedagógico do 1º trimestre, com o objetivo de que os profissionais dediquem um tempo específico do planejamento para, com base nos estudos dos resultados, compartilhem as práticas bem-sucedidas com toda a rede.
Segundo a responsável pela Formação Continuada na Seme, este é um momento de replanejamento, de avaliar, de realinhar o percurso formativo para que todos os estudantes alcancem êxito. “Juntos, os profissionais da mesma área, têm mais possibilidades de analisar e propor as estratégias que evidenciaram efetivamente a aprendizagem”, disse a servidora.
Os grupos de estudos foram distribuídos em locais diferentes para facilitar a logística. Os profissionais da educação foram acompanhados pelos diretores e supervisores escolares, que participaram das formações cuja temática estava relacionada às habilidades de aprendizagem das turmas que precisam de mais atenção e apoio pedagógico, além dos técnicos da Seme. Todos tiveram seus momentos formativos.
Para os trabalhadores da educação, secretários escolares, merendeiras, auxiliares de cozinha e limpeza, vigias, auxiliares de serviços gerais da Seme, monitores de transporte escolar, motoristas, coordenadores e cuidadores, a Seme organizou estudos voltados para o cotidiano de cada setor, a fim de facilitar a gestão de demandas proporcionando ao servidor e ao cidadão um atendimento mais humano e dinamizado.
Confira pelas imagens e legendas um pouco do foi que esse dia repleto de conhecimento:
184 professores da educação infantil foram acolhidos pela Coordenação da Seme, pela palestrante, uma professora de Vitória, que discorreu sobre o tema “A arte de contar histórias”, e a contribuição importantíssima, para esta fase, da fonoaudióloga, que tratou de “Consciência Fonológica na Educação Infantil”. O outro momento da formação também riquíssimo foi o compartilhamento das práticas pedagógicas das escolas EMEIEF Santa Rosa da Cachoeirinha e CMEITI Antônio Barbosa Sena Júnior.
A formação para 31 secretários escolares ocorreu no laboratório de informática da EMEF Dr. Adalton Santos e teve como foco o Sistema de Gestão, esclarecendo as dúvidas diretamente no sistema, além de poderem se aprofundar em conhecimentos sobre a elaboração de documentos como históricos escolares, declarações, atas de resultados finais e transferências de alunos. Segundo os próprios cursistas, foi um momento de muita interação.
Durante a formação de língua portuguesa e redação, a Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais apresentou os resultados da rede nestes componentes curriculares e os estudos foram conduzidos pela professora do Instituto Federal do Espírito Santo, onde ocorreu a formação. Uma professora da rede compartilhou sua prática com os 30 docentes presentes.
Os professores da Educação Especial passaram a manhã e a tarde de estudos, cada profissional no seu turno, na EMEF Profª Claudina Barbosa, junto a Coordenação da Seme e à professora do Ifes, especialista em educação, que abordou o tema “O trabalho colaborativo como ação do ato educativo”. A professora da EMEF Cedrolândia apresentou suas experiências de bons resultados no trabalho com a Educação Especial para os 147 participantes.
Para os estudos do componente de língua inglesa, uma professora da rede estadual, da EEEM Dom Daniel Comboni, foi convidada para partilhar a sua prática e discorreu sobre o tema “Língua Inglesa na prática do 1º ao 9º ano”. Participaram do encontro 18 professores da rede municipal, segundo eles, a formação agregou muitos conhecimentos à rotina pedagógica dos profissionais.
No auditório do Ifes, o professor, doutor em arte, empolgou os cursistas, professores de arte e de educação física da rede municipal de Nova Venécia, com suas dinâmicas envolvendo a música. Segundo o formador, as práticas musicais possibilitam o desenvolvimento de habilidades essenciais para a aprendizagem como um todo. Foram 68 profissionais envolvidos e, dentre eles, alguns também compartilharam suas práticas, enriquecendo o trabalho tanto pela manhã, quanto à tarde.
Os trabalhadores da educação que, na rede, exercem a função de cuidador, receberam uma formação muito especial. A Seme contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde e profissionais de enfermagem trataram do tema “Cuidados básicos com crianças desde a primeira infância”. Os estudos ocorreram na EMEF Dr. Adalton Santos no turno vespertino com a presença de 51 servidores.
Motoristas e monitores do transporte escolar, tanto da frota da rede municipal, quanto da terceirizada, receberam formação em educação para um trânsito mais humanizado e para isso contaram com a especialista em gestão e segurança no trânsito, proprietária de uma autoescola de renome no município. A palestrante, que também é Embaixadora do Maio Amarelo, discorreu sobre o tema “Juntos Salvamos Vidas”. O público, de 45 participantes, aproveitou cada momento de estudo.
A formação de matemática contou com vários momentos significativos para os 40 professores que dela participaram no campus do Ifes/Nova Venécia. Na primeira parte, a Coordenação do Ensino Fundamental Anos Finais apresentou os resultados das mensurações da rede para análise de todos e uma reflexão, a partir desses dados, que resulte em ações propositivas para o 2º trimestre. Com a mediação do professor formador do Instituto, que realizou a “Oficina de Probabilidade”, os professores da rede compartilharam também práticas do ensino de matemática, posteriormente, a professora da EMEF Stanislaw Zucoloto explanou sobre a sua experiência ao desenvolver o projeto de Reforço da Aprendizagem, que também acontece por meio da parceria entre o Instituto, Governo do Estado e o Município, em que os estudantes do Ifes vão à escola, no contraturno, como monitores, e dão aulas de reforço de matemática.
Todos os professores de língua portuguesa e matemática do ensino fundamental ano iniciais participaram da formação on-line ofertada pelo programa Educar pra Valer. De 1º ao 3º ano, os objetivos contemplados foram: debater sobre a alfabetização na perspectiva do letramento, dialogar sobre o conceito de alfabetizar e letrar, refletir sobre: As características e as intervenções em cada nível de escrita, refletir sobre a importância do letramento matemático: “O que e como trabalhar em cada ano”; já para os professores de 4 º e 5º ano o foco ficou em torno de discutir ações interventivas pedagógicas de leitura e compreensão escrita, a partir da Avaliação Diagnóstica da rede/escola/turma, ressignificando a gestão do currículo de língua portuguesa para a efetiva aprendizagem dos estudantes; para matemática, dentre outros objetivos, estavam: vivenciar o modelo de rotina sugerido para as aulas de Matemática, realizar o estudo dos resultados da Avaliação Diagnóstica e explorar estratégias de resolução de itens com intervenções pedagógicas. A formação foi transmitida da EMEF Dr. Adalton Santos para mais de 203 participantes entre professores e assistentes de alfabetização.
Os profissionais que trabalham na EMEFTI Bairro Altoé, por se tratar de uma unidade de ensino em tempo integral, depois de, pela manhã, terem participado da formação do Educar pra Valer, à tarde, ainda contaram com uma contribuição de peso na formação específica para esse público. No vespertino, os 23 presentes, entre eles técnicos da Superintendência Regional de Educação do Estado, participaram da palestra da Secretária de Educação de Ecoporanga, que trouxe uma reflexão sobre o tema “Rotinas de sucesso na Escola em Tempo Integral.
A equipe da Vigilância Sanitária tratou do tema “Higienização, manuseio e conservação dos alimentos” durante a primeira parte da formação para auxiliar de serviços gerais e de cozinha e merendeiras, na segunda etapa, a nutricionista da Seme deu orientações sobre a regulamentação e proibição do uso do açúcar. Estiveram presentes 160 profissionais na EMEF Dr. Adalton Santos, onde ocorreram os estudos.
Vigias e profissionais do setor de serviços gerais da Seme, ao todo 55 participantes, tiveram uma palestra sobre Saúde mental e qualidade de vida, ministrada pelo psicólogo da Secretaria de Assistência Social. O momento foi muito elogiado pelos presentes. A formação aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação.
Reunidos no Ifes, professores de história, geografia, ciências e ensino religioso fizeram da troca de experiências o ponto alto da formação. Os 46 docentes contaram com a mediação do professor de geografia do Instituto e de História da Seme. Apresentaram suas práticas o professor de ciência da EMEF Veneciano e da EMCOR Gaviãozinho e o professor de história da EMEF Dr. Adalton Santos, que além de historiador, é escritor.
Com o objetivo de padronizar, otimizar e automatizar o Mapa de Merenda e dar noções básicas de planilhas eletrônicas, a Seme planejou a formação para os coordenadores escolares, que foi ministrada pela professora de informática da rede, por um instrutor de informática e pela técnica do setor de merenda escolar. No total, 32 coordenadores participaram da formação que aconteceu no Laboratório de Informática da Faculdade Multivix.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia