“Em briga de marido e mulher, se mete a colher sim!”
A Secretaria de Assistência Social por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, estará com uma programação diferenciada durante o mês de Agosto, divulgando em mídias sociais, como Instagram e jornais, informes em prol dessa Campanha, para que toda população, principalmente as mulheres, saibam dos seus direitos e o que fazer e quem procurar caso sofram algum tipo de violação de direitos.
Serão afixadas faixas em alusão à Campanha, onde canteiros de algumas localidades da cidade receberão ornamentos informativos à mesma.
Lembrando: É VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER:
• Violência Sexual: Estuprar (forçar o sexo não consentido);
• Violência Patrimonial: Não deixar trabalhar, reter dinheiro, destruir objetos ou ocultar bens;
• Violência Física: Empurrar, chutar, amarrar, bater;
• Violência Psicológica: Humilhar, insultar, isolar, perseguir, ameaçar;
• Violência Moral: Caluniar, injuriar, difamar.
Como denunciar um caso de violência:
A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias locais, no canal Ligue 180, central de atendimento à mulher, que funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial. O canal recebe as denúncias e esclarece dúvidas sobre os diferentes tipos de violência aos quais as mulheres estão sujeitas.
Mesmo se a vítima não registrar ocorrência, vizinhos, amigos, parentes ou desconhecidos também podem utilizar o Ligue 180 ou ir a uma delegacia para denunciar uma agressão que tenham presenciado.
Em caso de emergência, o 190 deve ser acionado.
Outros canais para DENÚNCIA: WhatsApp (61) 99656-5008 e Disque denúncia: 181
Ascom | PMNV