Alunos concluem cursos e estão aptos para o mercado de trabalho em Nova Venécia

Trinta e nove alunos de Nova Venécia e região concluíram cursos profissionalizantes e receberam certificados na noite desta terça-feira (22), se tornando aptos para ingressar no mercado de trabalho. Eles se formaram nos cursos de eletricista instalador predial de baixa tensão, mecânico de motocicletas e NR10 (segurança em instalações e serviços com eletricidade), ofertados por meio do projeto de qualificação profissional, o CAPAZ Indústria de Base, contido no programa Empregar – ES, da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), por meio da Subsecretaria do Trabalho, Emprego e Geração de Renda (Subtrab), em parceria com Ministério do Trabalho e Emprego e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI, SINE e Prefeitura de Nova Venécia.


A solenidade de conclusão dos cursos aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação de Nova Venécia, onde estiveram presentes, além dos formandos, familiares, além de diversas autoridades locais.

Necessidade de qualificação


A prefeitura de Nova Venécia, destacou a necessidade de qualificação profissional na região e afirmou que pretende trazer novas oportunidades para o município. “É clara a necessidade de mão de obra qualificada em diversas áreas e em vários municípios da nossa região. Já iniciamos algumas conversas junto ao Governo do Estado e outras entidades para trazermos de volta estruturas fixas onde pretendemos ofertar diversos cursos profissionalizantes e preparar mais pessoas para o mercado de trabalho, com formação técnica de qualidade. É uma das maneiras de oportunizarmos novos empregos e renda para as famílias”.

A Secretaria de Estado do Trabalho e Emprego, destacou a boa participação dos alunos em Nova Venécia. “Tivemos aqui um número considerável de alunos que iniciaram e permaneceram até o final dos cursos, considerando uma baixa desistência. Isso é muito importante e nos estimula a trazer novas oportunidades para cá. É isso que buscamos. Vamos analisar novas oportunidades conforme o município nos apresentar novas demandas”.

Oferta de cursos


Os cursos do Capaz ocorrem conforme demanda apresentada pelas prefeituras e o setor empresarial da indústria e visam suprir o déficit identificado pela Subtrab de mão de obra qualificada, nos setores da construção civil, metal mecânico, têxtil, móveis, elétrico e outros.