Prefeitura e Ifes realizam aula inaugural do Pré-Ifes para alunos da rede municipal

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), na última segunda-feira (27), deu início às aulas do Projeto Informando, Formando e Incluindo: Pré-Ifes, curso preparatório para o ingresso no ensino médio integrado ao técnico na unidade federal.

A aula inaugural contou com a presença dos estudantes da rede municipal de ensino e dos diretores das respectivas unidades de ensino contempladas no projeto: EMEF Dr Adalton Santos, EMEF Veneciano, EMEF Stanislaw Zucoloto, EMEF São Cristóvão e EMEFTI Professora Arlene Geraldo, além do diretor e professores do Ifes, do vice-prefeito, da secretária Municipal de Educação e de técnicos pedagógicos da Seme.

Os estudantes receberam as boas-vindas das autoridades e foram convidados a conhecer as dependências da Instituição visitando alguns de seus laboratórios. Durante o curso, eles terão aulas de língua portuguesa, matemática, história, geografia e ciências.

O Pré-Ifes é coordenado pelo engenheiro de minas, professor  no Instituto, e o projeto faz parte das ações de extensão da instituição,  visando atender a jovens de áreas com vulnerabilidade social, concluintes do ensino fundamental em 2024 a ter uma formação profissionalizante, como técnico em edificações ou mineração. Estão sendo ofertadas 80 vagas, 40, no turno matutino, e 40, no noturno, disponíveis aos alunos de 9º ano com critérios estipulados em edital.

Para formação das turmas, as famílias dos alunos selecionados  assinaram um termo de manifestação de interesse em participar do projeto de extensão.

Nesta gestão a parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Seme, está ofertando o Transporte Escolar para o acesso e a permanência dos estudantes no curso preparatório. Em 2022, 46 estudantes da rede municipal ingressaram em cursos técnicos do Ifes, em 2023, 46, e em 2024, 41.