Alunos da rede municipal recebem prêmio em concurso de desenho e redação do Ifes

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio das Secretarias Municipais de Educação (Seme) e Meio Ambiente, em parceria com Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Nova Venécia, na última quarta-feira, 29, premiou os alunos participantes do projeto de extensão: Concurso de redações, desenhos e projetos com o tema “O Meio Ambiente pede socorro! O que fazer?” do ano de 2023.

Os finalistas foram conhecidos na tarde de premiação realizada no auditório do próprio Instituto e contou com a presença das famílias dos estudantes, dos professores, coordenadores, supervisores e  diretores escolares, da secretária Municipal de Educação, de representantes do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IEMA), do Núcleo de Educação Ambiental e Agroecologia do Ifes (NEA), da Secretaria de Meio Ambiente e das Secretarias Municipais de Educação de Nova Venécia e de Vila Pavão, e representantes das empresas parceiras, que contribuíram com a premiação.

Na categoria desenho, alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais em 1º lugar receberam 01 bicicleta, em 2º,  01 tablet educativo infantil, e em 3º lugar 01 par de patins. Na categoria redação,  alunos Ensino Fundamental Anos Finais 1º lugar, receberam  01 celular, em 2º, 01 bicicleta, e em  3º lugar, 01 caixa JBL ou “Alexa”. Todos receberam também medalhas de suas respectivas posições e certificados.

O concurso se iniciou em 05 de maio de  2023, com o objetivo de fomentar, estimular e fortalecer a consciência crítica sobre a problematização socioambiental de forma individual e coletiva de toda a comunidade escolar, despertando nos estudantes o interesse na produção da pesquisa, o estímulo à leitura e à produção textual, garantindo o protagonismo dos alunos.

Das 32 escolas da rede que participaram do projeto, 21 foram selecionadas:  EMEIEF Assentamento Rodeio, EMEIEF “Darcy José Menon”, EMEFTI “Cachoeira Grande”, EMEIEF “Finistauro Grillo”, EMEIEF “Córrego do Augusto Virgínio Chiarelli”, lEMEF Campo Belo, EMEIEF “Luzia Zotelle Partelli”, EMEIEF “Marina Campanholle”, EMEF Córrego do Marcelino, EMEIEF “Refrigério” , EMEF Veneciano, EMEF Rodrigues Leite, EMEFTI Bairro Altoé, EMEFTI Arlene Geraldo, EMEF Stanislaw Zucolotto, EMEIEF Lourdes Scardini, EMEF São Cristóvão, EMEIEF Cedrolândia, EMEIEF Francisco Tavares Renes, EMEIEF Francisco Sechim e EMEF Tito dos Santos Neves.

Para a professora de língua portuguesa da EMEFTI Professora Arlene Geraldo, o concurso de redação proporcionou um estudo abrangente da realidade do município em relação ao ambiente e as vivências dos adolescentes. “Eu consegui desenvolver o trabalho de forma bem abrangente em todas as minhas turmas e tive um bom retorno dos estudantes, que se mostraram muito interessados na produção do poema proposto. Com a atividade, eles conseguiram enxergar o potencial de riquezas naturais do nosso município e a forma como os moradores cuidam ou não destes recursos, levando-os a debater sobre esse tema tão importante”, relatou a docente.

A secretária Municipal de Educação falou de como a atividade está inserida no Currículo. “A Educação Ambiental faz parte dos Temas Contemporâneos Transversais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e Seme tem sempre apoiado ações a fim de garantir que estes conhecimentos sejam ofertados aos nossos estudantes”, explicou a gestora.

A Esther Machado Sarmento, aluna da EMEIEF Francisco Sechim, da comunidade de Cristalino, 1º lugar na categoria desenho, deixou um recadinho para todos: “Pensem e se conscientizem sobre a importância do meio ambiente e respeitem a natureza para manter a vida no nosso Planeta”.

Na lista abaixo é possível conhecer os vencedores do concurso por categoria e por sua respectiva escola:

Esther Machado Sarmento – 1º lugar – desenho – EMEIEF Francisco Sechim – Comunidade de Cristalino

Ester de Araújo Canal        – 3º lugar  – redação – EMEF Veneciano