Alunos e professora da rede municipal são premiados em fase estadual do Programa Agrinho 2024

Na quinta-feira, 14, em Aracruz, aconteceu a cerimônia de premiação do Programa Agrinho 2024. 

A Secretaria Municipal de Educação (Seme), com o apoio do Prefeito André Fagundes, aderiu ao Programa. A técnica pedagógica da rede municipal responsável pelo programa Evelaine Berto participou de uma capacitação replicada para os professores do município inscritos no concurso. 

Estiveram presentes a secretária Municipal de Educação, professora Wanessa Zavarese Sechim, a técnica da Seme coordenadora do Programa, professora Evelaine Berto, 33 alunos e 14 professores da rede municipal 

A professora Suzani Maria Gomes de Paula, representou a EMCOREIEF “Santa Helena” e EMEIEF Francisco Tavares Renes e oncorreu a premiação na etapa estadual entre os 10 melhores trabalhos pela da comunidade de São Gonçalo. 

Acompanharam os estudantes os professores Lorena Pilon Lopes Zucollotto e Daniel Bolsanelo Belcavello da EMEF “Veneciano”; Daniela Bastianello Arcanjo e Valkiria Cardoso, da EMEIEF “Córrego da Travessia”; Higor Marcos Pena da Cruz e Noraci Rouver Vidal Rocha, da EMEIEF “Francisco Tavares Renes”; Ana Aparecida Salvador Calegari, da EMEIEF “Santa Rosa da Cachoeirinha”; Jaqueline Dalarme Lanes, da EMEF “Córrego do Marcelino”; Micheli Paganotto Thiago e Mariana Tones Oliveira da EMEF Tito dos Santos Neves; e Andreia do Carmo Moreira Lopes da EMEIEF “Cedrolândia” e a diretora Silvani Pereira, da EMEFTI “Professora Arlene Geraldo”;

Entre os alunos, participaram da premiação os estudantes da EMCOREIEF Santa Helena: Eduardo Raymundo Zanon, Kailainy Targa das Neves e Maria Eduarda Alberti Braga; EMEF Veneciano: Davi Fagundes de Faria, Emilly Rocha Polini, Sarah Ferrari Faria, Rebeca Bitencourt dos Santos, Penelope Capaz Vidoto e Alice Etmann Bozzetti; EMEIEF CÓRREGO DA TRAVESSIA: Davi Felipe Malavace, Flavia Maria de Oliveira Bastianello, Cecilia Chaves Pilon Lopes; EMEIEF Francisco Tavares Renes: João Paulo Schueng Kapiche, Bruna Karla Gonçalves Lagasse e Warlysom Costa de Souza; EMEIEF Luzia Zotelle Partelli: Allana Silva Sian; EMEIEF Santa Rosa da Cachoeirinha: Allana Correia Marques, Waisla Keteli Crispim Batista, Izaque Silvares Crispim e Ester de Souza Walger; EMEFTI Professora Arlene Geraldo: Alice Coelho Reginaldo e Lucas Silva Souza; EMEF Córrego do Marcelino: Yasmim dos Anjos Moschen; EMEIEF Fazenda Vitório de Angelo: Emanuelly Barbosa Espavier e Sofia Bravim Firme; EMEF Tito dos Santos Neves: Agatha de Oliveira Soares, Isaac Costa Cardoso, Eloah Moreira Coswosck, Yasmin Figueiredo Martins, Sophia dos Santos e Isadora Mendes de Souza; EMEIEF Cedrolândia: Kettley Souza da Silva; EMCOREF Gaviãozinho: Gabriel da Silva Araujo.

A cerimônia no Sesc de Aracruz foi um prêmio à parte para quem venceu a etapa municipal, pois contou com um espaço interativo, cheio de atividades atrativas para crianças e adolescentes, entre elas pintura no rosto, pula-pula, visita à Vila Agrinho com brincadeiras no pomar e com os animais interativos, produção de animais de balões, lanches deliciosos como: picolé, algodão-doce e pipoca. 

E para carimbar o sucesso do evento, o grupo do Circo Show emocionou o público com o espetáculo Magia da Lona.

No momento mais esperado, a revelação dos vencedores, Nova Venécia foi anunciada para receber quatro premiações. Na categoria produção textual, Yasmin dos Anjos Moschen, do 5º ano da EMEF Córrego do Marcelino, levou o 5º lugar, com seu texto “As plantações como fonte de renda”, que foi orientado pela professora Jaqueline Dalarme Lanes; João Paulo Schueng Kapiche, do 6º ano da EMEIEF Francisco Tavares Renes, na categoria Educação Especial em 4º lugar, com o texto “A vida no campo”, orientado pelo professor Higor Marcos Pena da Cruz; e Gabriel da Silva Araújo, do 9º ano da EMCOREF Gaviãozinho, em 6º lugar, com o texto “Herança Sustentável”, orientado pela professora Valéria Mendes de Oliveira. 

Além dos alunos, a professora Suzani Maria Gomes de Paula também recebeu premiação na categoria práticas exitosas, ficando em 9º lugar, ganhando um tablet e a EMEF “Francisco Tavares Renes”, onde leciona, ganhou um Kit Multimídia.

O concurso é dividido conforme as etapas de ensino, nas categorias desenho, produção textual, relato de experiência pedagógica, relatório de atividades do pedagogo e relatório das atividades desenvolvidas pelo coordenador municipal.

Programa Agrinho 

Este ano o programa completa 20 anos desde a sua primeira edição. É um programa de responsabilidade social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-ES) em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (FAES), as secretarias municipais de educação e os Sindicatos Rurais Patronais, atuando em todo o Estado do Espírito Santo. Seu objetivo é contribuir com a formação das novas gerações, desenvolvendo ações educativas para despertar e desenvolver a consciência de cidadania.

O objetivo principal é priorizar a criança e o adolescente, transformando-os, pela educação, em agentes de melhoria das condições sociais e econômicas da família e da comunidade onde vivem. São abordados assuntos relativos a meio ambiente, ética, cidadania, saúde, empreendedorismo e trabalho e consumo.