A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), promoveu a cerimônia de formatura dos 31 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) com Qualificação Profissional da EMEF Dr. Adalton Santos, na noite da última quarta-feira(21).
Com uma carga horária total de 180 horas, além dos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contendo o mínimo de 400 horas no semestre, foi ofertado ao estudantes o Curso de Operador de Computador, no Instituto Federal, no turno vespertino e no turno matutino, as disciplinas da BNCC, que aconteciam na EMEF Dr. Adalton Santos. Segundo a secretária Municipal de Educação, foi formada uma comissão para estudar, fazer levantamentos, planejar uma forma de fazer com que esses alunos pudessem concluir o ensino fundamental e proporcionar a eles uma qualificação profissional.
No município veneciano, é inédita a implantação modalidade da EJA com Qualificação Profissional. O curso teve como público-alvo alunos com a idade de 15 a 17 anos matriculados no 9º ano do ensino fundamental. A Educação de Jovens e Adultos contempla o atendimento aos alunos público-alvo da educação especial. Estes estudantes são atendidos por esta modalidade de ensino dentro da perspectiva da inclusão. Deve-se considerar, portanto, a situação em que se encontram, priorizando ações educacionais específicas que oportunizem o acesso, a permanência e o êxito no processo ensino aprendizagem.
Realizar a formatura da Primeira turma da EJA com Qualificação Profissional foi um dos frutos mais belos de um nobre e enriquecedor processo formativo. E foi, sem dúvida, uma noite especial, em que se concluiu uma importante e significativa etapa da vida estudantil destes jovens. A formatura aconteceu no auditório do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O evento contou com a presença do Prefeito, a secretária municipal de educação, o diretor geral do Ifes- Campus Nova Venécia, a representante do Conselho Municipal de Educação, o representante do Poder Legislativo, como também familiares dos estudantes, professores e equipe gestora das instituições escolares envolvidas.
A cerimônia foi marcada por momentos de grande emoção. Os alunos discursaram reconhecendo e agradecendo pelo esforço e dedicação da Prefeitura Municipal de Nova Venécia, da Secretaria municipal de Educação, do Instituto Federal do Espírito Santo, da Escola EMEF Dr Adalton Santos, destacando a atenção recebida dos professores e dos funcionários durante todo o trajeto percorrido, além de homenagear os familiares e parabenizar aos colegas pela conquista do certificado.
“Esses alunos conquistaram uma grande oportunidade, pois além de terem um certificado da rede municipal, têm em mãos uma certificação de uma Instituição Federal. Parabenizo a todos, mais uma etapa que esses jovens alcançam. O mundo do trabalho está à espera deles. Sucesso”, desejou a Secretária Municipal de Educação.
Ela acrescenta que para 2023, uma nova turma está sendo formada com alunos com idade de 15 anos ou que estejam em distorção idade/série para cursarem o 8º e 9º anos, na EMEF Dr. Adalton Santos e a qualificação em operador de computador no Ifes, campus Nova Venécia, 11 alunos já estão com pré-matrícula efetuada e ainda temos mais 24 vagas disponíveis.
Ascom | PMNV