Comissão de Gestão Escolar Pró Educação e Saúde faz monitoramento das escolas

Membros da CGESNV estudando a Portaria Conjunta Sesa/Sedu nº 07 – R

No dia 13 de outubro, a Comissão de Gestão Escolar Pró Educação e Saúde (CGESNV)  reuniu  seus membros, representantes de todos os segmentos envolvidos nessas duas áreas, para continuar o trabalho de acompanhamento dos protocolos de segurança sanitária do retorno às aulas presenciais que vem acontecendo desde a construção do Plano de Retomada e discutir as novas orientações dadas pela Portaria Conjunta Sesa/Sedu nº 07 – R de 06 de Outubro de 2021, que trata do fim do revezamento dos estudantes nas escolas.

Durante a reunião, a nova medida foi lida e analisada pela Comissão que a partir dela deu início aos trabalhos. A secretária de educação pontuou que a Portaria é uma recomendação dada pelo Governo do Estado, mas os municípios que têm sistemas próprios de ensino terão liberdade para planejarem, conforme suas demandas e especificidades.

A Comissão, junto à Secretaria Municipal de Educação, constatou, em seu levantamento sobre a Imunização da COVID -19, que 98% dos funcionários da educação estão vacinados, o número só não chegou a 100%, porque alguns ainda não completaram o prazo para de tomar a segunda dose, mas já estão agendados.

O representante do transporte escolar disse que vem trabalhando para o atendimento de todos os alunos com as novas recomendações que permitem o fim do distanciamento, sendo necessário apenas observar a capacidade máxima dos veículos.

O secretário de saúde informou ainda à Comissão que acontecerá a testagem dos alunos – mediante autorização da família –  e dos professores nas escolas da rede por amostragem, mas haverá um cronograma que será enviado previamente à Seme. Solicitou também o apoio da Secretaria de Educação na campanha de conscientização para a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos, visto que 23% desse público de estudantes ainda não se vacinaram.

Algumas medidas de biossegurança, presentes na Portaria Conjunta SEDU/SESA Nº 01-R, de 08 de agosto de 2020, foram relembradas durante a reunião, pois não foram revogadas pela Nº 07 – R, como o uso de máscaras, a higienização dos ambientes, o uso do álcool e o distanciamento no horário do recreio entre outras. A próxima reunião está agenda para sexta-feira, 22 de outubro, para continuar o estudo e o planejamento dos impactos da suspensão do revezamento e a garantia da segurança e saúde dos profissionais da educação e alunos.