Na manhã desta quinta-feira, 30, o Conselho Municipal de Educação de Nova Venécia (CMENV) formalizou a aprovação do Plano de Retomada do Ano Letivo 2021 e validou os instrumentos de registro sistematizado dos dados relativos à escolarização do aluno. Para conclusão dos trabalhos, que dependiam da análise, estudo e leitura de muitos documentos, foi necessária a realização de duas sessões: uma no dia 23 e outra hoje, 30.
O Parecer 01/2021 é favorável que, excepcionalmente, devido à pandemia da Covid19, na rede municipal, o Ano Letivo de 2021, a frequência e avaliação compreendeu um ciclo contínuo, sendo: o 1º trimestre – através da Atividade Pedagógica Não Presencial (APNP), totalmente não presencial; o 2º trimestre – através da Atividade Pedagógica Não Presencial (APNP), Modalidades Avaliativas e Plano de Intervenção Pedagógica (PIP), não presencial e presencial por revezamento; e a partir da Aplicação da Avaliação Diagnóstica foi realizado o Plano de Intervenção Pedagógica (PIP), que poderá ser considerado como um dos instrumentos avaliativos nos 2º e 3º trimestres.
Por meio da Resolução 01/2021, o Conselho Municipal também ressaltou a necessidade do Sistema Municipal de Ensino garantir a todos os estudantes, os Direitos de Aprendizagem definidos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), garantir a formação continuada de professores e investir na revitalização das Bibliotecas Escolares.
A presidente do Conselho agradeceu a disposição dos membros na realização dos trabalhos. “Os documentos foram aprovados depois de uma análise criteriosa de todo histórico documental produzido pela Secretaria Municipal de Educação, a partir dos quais pudemos chegar à conclusão pela aprovação”, frisou a professora.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia