A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) atingiu uma marca significativa, realizando mais de 4 mil atendimentos. Este dado destaca a relevância e a eficácia do equipamento como a principal porta de entrada para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) no município veneciano.
A coordenadora Municipal, ressalta que o Cras desempenha um papel crucial ao trabalhar com famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade social, incluindo pessoas com deficiência, idosos, crianças, aquelas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família/Auxílio Brasil e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros. Seu principal objetivo é fornecer orientação, acompanhamento e promover o convívio sociofamiliar e comunitário.
“Temos uma variedade de serviços e programas para atender às diversas necessidades da comunidade, incluindo: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), ofertamos suporte e acompanhamento às famílias em situação de vulnerabilidade, visando fortalecer os vínculos familiares, temos o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que proporciona atividades que promovem o convívio social e o fortalecimento dos laços comunitários, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) que garante o acesso a benefícios para pessoas com deficiência e idosos em situação de vulnerabilidade, o Benefício Eventual que é o atendimento emergencial a famílias em situação de calamidade ou emergência social e por fim o Programa Criança Feliz que é voltado para o desenvolvimento integral das crianças, na primeira infância, promovendo ações de estímulo ao seu crescimento saudável”, pontua.
Visando a comodidade e uma atenção mais próxima do usuário, a atual gestão criou o Cras Extensão no Bairro São Cristóvão levando os serviços e programas diretamente aos moradores daquela região, além do Cras Itinerante que se desloca até a Zona Rural levando os serviços.
“O resultado dos mais de 4 mil atendimentos reflete o compromisso da nossa gestão, com o apoio total do prefeito, em atuar de maneira abrangente e eficaz, contribuindo para o fortalecimento da rede de assistência social em Nova Venécia”, disse a secretária Municipal de Assistência Social.
Ascom | PMNV