Creas promove campanha Maio Laranja em escola estadual de Nova Venécia

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realizou uma ação de combate à violência contra crianças e adolescentes. Através do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), o equipamento promoveu o Projeto Maio Laranja em uma escola estadual localizada no Patrimônio do XV na zona rural do município, a EEEMF José Zamprogno, no último dia 22.
O principal objetivo do Projeto Maio Laranja é combater a violência contra crianças e adolescentes, utilizando a informação como ferramenta de prevenção e proteção. A campanha adota como símbolo uma flor de cor laranja, que representa a inocência das crianças. Maio foi escolhido como o mês da campanha, ganhando a denominação de Maio Laranja.

Segundo a coordenadora do Creas, conforme previsto no Plano de Ação para o ano de 2024, durante o mês de maio estão sendo realizadas diversas ações de conscientização, inclusive nas escolas da zona rural. Estas ações visam informar e orientar crianças e adolescentes sobre como denunciar a violência e, principalmente, como se proteger e romper com padrões violadores.

“As atividades do Projeto Maio Laranja incluem palestras, oficinas e dinâmicas educativas que envolvem diretamente os estudantes, promovendo um ambiente seguro e acolhedor para a discussão de temas delicados, mas extremamente importantes. Através dessas ações, nossa equipe busca orientar crianças e adolescentes para identificar situações de violência e adotar medidas de proteção. A meta é não apenas a proteção imediata, mas também a educação para que futuras gerações cresçam em ambientes mais seguros e saudáveis”, pontuou a gestora.