Cursos do Núcleo de Tecnologia Municipal – Ntm estão de volta!

A Prefeitura de Nova Venécia, através da Secretaria Municipal de Educação, informa que já estão abertas as inscrições para o curso gratuito – Introdução à Educação Digital – com carga horária de 60 horas oferecido pelo Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM). Este curso visa a contribuir para a inclusão digital de profissionais da educação e toda comunidade local, buscando familiarizá-los, motivá-los e prepará-los para a utilização significativa de recursos de computadores e recursos da Internet, refletindo sobre o impacto dessas tecnologias nos diversos aspectos da vida, da sociedade e de sua prática pedagógica.

As inscrições iniciam-se no período de 23 a 31 de Agosto, através do link:

A confirmação das instruções e formação das turmas acontecerão entre 01 a 08 de setembro e o início do curso será em 14 de setembro. Serão ofertadas 40 vagas com previsão inicial para 4 turmas. Se necessário serão formadas 3 turmas no matutino e 1 no Matutino e Vespertino, conforme demanda. O cronograma de encontros presenciais (1 encontro para cada unidade de estudo) será informado no ato da efetivação das matrículas.

Para outras informações, ligar para o NTM: 3752-7916.

Descrição do curso
Conhecer e vivenciar atividades com recursos básicos de computadores e Internet. Organizar e sistematizar conteúdos em vários tipos de textos. Participar de atividades e experiências comunicativas e cooperativas de aprendizagem. Buscar soluções aos desafios provocados pelas múltiplas possibilidades de trajetos de estudo e pesquisa, leitura, navegação, elaboração, socialização, produção, publicação de ideias, reflexões. Refletir sobre propostas para dinamizar sua prática pedagógica e a vivência de seus alunos.

Este curso de Introdução à Educação Digital, promovido pela Secretaria de Educação a Distância-Seed/MEC, integra o Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional – Proinfo Integrado, voltado à formação de professores e gestores da educação básica, visando à inclusão digital e social. O curso Introdução à Educação Digital foi organizado visando a familiarizar, motivar e preparar os professores da rede pública de educação básica a utilizar computadores e seus aplicativos, bem como recursos tecnológicos disponíveis pela Internet.

Não se trata de um curso que reduz o uso do computador a processos meramente operativos, embora reconheçamos que dominá-los é etapa necessária para a construção de esquemas mentais que facilitem seu uso. Trata-se de um curso que estimula o professor e o gestor escolar a refletir sobre o porquê e o para que utilizar essas tecnologias, oferecendo os instrumentos tecnológicos como meios para desenvolver atividades significativas e refletir sobre diversos temas que fazem parte de sua prática docente.

É um curso que requer do professor e do gestor escolar esforço e diálogo criativo e competente sobre o que pensa e sabe sobre as características dos recursos tecnológicos apresentados, os temas escolhidos, atividades propostas e sobre o pensamento e as produções dos demais participantes. Durante o curso, espera-se que comunidade, professores e gestores escolares possam:

Organizar e sistematizar conteúdos em vários tipos de textos.

Organização e Metodologia

Os conteúdos a serem estudados estão disponíveis na plataforma Google Classroom (Google Sala de Aula) através do material do curso em formato digital (arquivos em formato .pdf) – o texto-base do cursista e o guia do formador, tutoriais em forma de animações, vídeos, ou textos que foram produzidos especialmente para este curso, materiais de domínio público, materiais disponíveis na Internet (WEB) e outros materiais complementares. Este curso possui tutoria dos profissionais da SEME- Secretaria Municipal de Educação através do NTM- Núcleo de Tecnologia Municipal.