Dança, teatro, informática e muitas atividades atrativas nas escolas em tempo integral

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, na sexta-feira, 07, promoveu a Culminância das Eletivas da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Tempo Integral (EMEFTI) “Profª Arlene Geraldo”. O evento foi um momento especial dedicado à exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante as aulas da parte diversificada do currículo escolar.

Estiveram presentes os profissionais da educação, estudantes, familiares e demais membros da comunidade escolar, além de técnicos da Seme e da Superintendência Regional de Educação, responsáveis pelo Programa Capixaba de Fomento à Implementação das Escolas Municipais em Tempo Integral (PROETI), que foram recebidos pela equipe gestora junto aos estudantes acolhedores. A secretária Municipal de Educação fez a abertura do evento ao lado da diretora escolar, anfitriã do evento.

A tarde foi marcada pela socialização das eletivas, desenvolvidas no decorrer do 1º trimestre. A EMEFTI Professora Arlene Geraldo oferta atualmente eletivas de fotografia, reciclagem, cultura afrobrasileira, informática, dança, jogos e brincadeiras, artesanato em papel e jardinagem.

A apresentação dos trabalhos se iniciou com o depoimento da estudante do 7º ano, Elloisy Sampaio Meneghetti, sobre a eletiva de fotografia, que recebe o nome de “Colecionando Momentos”, e logo em seguida os convidados puderam assistir à peça Peça Teatral Xô Dengue, realizada em parceria com a eletiva de informática “Laboratório Digital”. As alunas Ketllen de Jesus Clemente e Laiani Ferreira Fantecelle, ambas do 6º ano, fizeram a leitura do poema Eletiva – Reciclar e Ornamentar.

Após a belíssima apresentação da roda de capoeira da eletiva Olhares, costumes e cultura afro-brasileira e da coreografia da música Magalenha, no ritmo do grupo musical Capoeira do Brasil, a aluna Ester Letícia Tavares Costa, da turma do 9º ano, integrante  da eletiva de informática “Laboratório Digital”, explicou o que é desenvolvido nas aulas. “No nosso stand está exposto o varal com os Avatar Make: ‘Descrevendo as características – como me vejo?’. Durante as aulas, nós aprendemos Teycoon Resort, jogo de empreendedorismo, quiz, caça-palavras, forca, digitação e formatação de textos e diversos jogos pedagógicos on-lines”, descreveu o discente.

A eletiva de dança “Baila comigo?” apresentou a coreografia da música Cheiro de Carolina, de Luiz Gonzaga e uma Batalha de Dança, do Tik Tok,  já o estudante Kailany Masarim da Silva, do 7º ano, contou como é o trabalho na eletiva de Jogos e Brincadeiras, “No nosso stand está exposto jogos que praticamos, como petecas, uno, dominó, pega-vareta, corda, entre outros. Essa eletiva foi criada com o intuito de socializarmos e aprendermos de forma lúdica”, afirmou.

Papitagem, a eletiva de artesanato em papel, levou ao público a magia do teatro em uma pequena cena do filme “Divertidamente”, envolvendo as emoções com as cores utilizando a técnica da arte em papel.

A eletiva de jardinagem, Plante seu futuro hoje, organizou em seu stand alguns vasos de plantas e fotos com as atividades pedagógicas desenvolvidas nesse 1º trimestre. A estudante Thalita Motta de Souza, da turma do 7º ano, explicou que no pátio da escola eles fizeram os bancos e mesas com pneus e madeira. Os convidados receberam um vasinho de uma planta ornamental como lembrancinha do evento.

Para finalizar o dia em grande estilo, o estudante do 8º ano A, João Pedro Dos Santos Costalonga e sua mãe cantaram a música O maior pintor do mundo.

Na ocasião, os estudantes realizaram simultaneamente o Feirão das Eletivas para o 2º trimestre e optaram por estudar fotografia, informática, reciclagem, jardinagem, jogos e brincadeiras, cultura afrobrasileira, dança e teatro.

Eletiva

A eletiva é um componente curricular da parte diversificada, de oferta obrigatória nas escolas em tempo integral e de livre escolha da temática pelo estudante, respeitando suas reais necessidades e interesses naquele momento de sua vida escolar. O estudante escolhe a eletiva a qual quer participar por meio da publicação de um edital, que organiza todas as etapas do processo. As eletivas são computadas para efeito de carga horária necessária para a integralização curricular.