A Secretaria Municipal de Educação (Seme) realizou, nesta sexta-feira, 10, um Seminário Pedagógico com sua equipe e com os diretores escolares para dar continuidade aos trabalhos de desenvolvimento e definição das atividades necessárias para o retorno do processo ensino-aprendizagem na rede municipal.
Com a participação do assessor técnico para assuntos educacionais como palestrante desta manhã, foram abordados temas sobre a garantia da eficiência e qualidade da aprendizagem dos alunos a partir de 2022.
“Hoje é um dia em que estamos reunidos com os diretores. É preciso alinhar todo o trabalho com quem está na escola, ouvindo os diretores, ouvindo as equipes da secretaria para que 2022 se inicie com todas as metas traçadas.
Ter um técnico especialista em educação como nosso palestrante, durante toda a semana de trabalho contribuindo com a equipe Seme, realizando a Conferência, fazendo estudos, revisão e avaliação de metas e resultados, foi primordial para nosso planejamento. É um momento de grande importância.” salientou a secretária.
Segundo o palestrante, os problemas educacionais provocados pela pandemia não desaparecerão como num passe de mágica. “O foco agora é no processo de aprendizagem e não apenas o retorno presencial. O retorno presencial é imprescindível.
Isso não se discute. A questão é: por onde vamos recomeçar? Sabemos que, por maior que tenha sido o esforço de todos, os estudantes ficaram praticamente 2 anos sem uma atenção, sem o atendimento efetivo do professor. Por maior que tenha sido a dedicação, a relação professor-aluno é indispensável.” concluiu o assessor em educação.
O Prefeito André Fagundes compareceu ao Seminário acompanhado do Deputado Neucimar Fraga, que é membro da Comissão de Educação na Câmara dos Deputados e está no município para uma agenda de trabalho que vem realizando pelos municípios do Norte.
“A Secretaria de Educação de Nova Venécia está se tornando referência para a região. Mesmo com esse cenário de pandemia, foi feito um diagnóstico muito preciso e assim conseguimos traçar um planejamento mediante este diagnóstico, por isso os dias de estudos para equipe com um especialista em educação são tão importantes.
Realizamos com maestria a I Conferência Intermunicipal de Educação com mais 7 municípios, com a liderança da nossa secretária de educação. Não tenho dúvidas de que daremos passos largos para aumentar o nível educacional em nosso município. Estou muito feliz com o trabalho da secretária e com o empenho de toda sua equipe.” enalteceu o prefeito.
O deputado dialogou com os presentes, equipe Seme e diretores escolares, e citou alguns de seus projetos para educação no País como o do Programa de Educação Cívico-Militar, do qual foi o articulador e outros que estão em tramitação no Congresso Nacional e recebeu, em mãos, do Prefeito e da Secretária um ofício com as demandas do município.
Em seu pronunciamento, o parlamentar fez uma defesa por mais investimentos na Educação Infantil e na Educação Profissional. “A grande revolução da educação será quando investirmos mais na Educação Infantil. Educação de qualidade não começa na faculdade, começa no banco da Educação Infantil” frisou o deputado.
Disse ainda que a legislação brasileira, às vezes, é um complicador para evolução da educação, mas que vem lutando todo dia por essas mudanças. “O foco da educação é o aluno e o professor é a ferramenta para que se tenha qualidade, mas os profissionais precisam ser valorizados.” completou.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia