Educação conclui programa de Formação Continuada em Serviço de 2023

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), de 20 de novembro a 06 de dezembro, organizou mais um ciclo da formação continuada em serviço para os professores da rede.

Com estes encontros, a Seme encerra o programa que iniciou em fevereiro, o qual ofertou capacitação para os trabalhadores (auxiliares de serviço geral, secretários e coordenadores escolares) e profissionais da educação (professores, supervisores e diretores escolares), do campo e da cidade, um total de aproximadamente 1500 servidores atendidos, visando aprimorar práticas pedagógicas e construir o planejamento para o ano letivo de 2024, proporcionando aos envolvidos momentos de reflexão, troca de experiências e aquisição de novos conhecimentos.

Todos os cursistas recebem certificação emitida pela Seme e pelo Ifes, de 20 horas para os trabalhadores, e de 100 horas para os profissionais da educação.

Durante todo ano, a Seme manteve importantes parcerias para concretização do programa, contando com contribuição dos professores e do espaço do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), campus Nova Venécia, São Mateus e Linhares, assim como da Faculdade Multivix, além da participação do Governo do Estado, da Superintendência Regional de Educação (SRENV), da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social e outras instituições privadas.

Segundo a coordenadora do programa na Seme,  Eglieni Trevezani, 2023 foi um ano repleto de formações e aprendizados para todos os professores da rede municipal. “A oportunidade de participar desses eventos contribuiu significativamente para o aprimoramento das práticas pedagógicas, fortalecendo o compromisso com a educação de qualidade”, afirmou a profissional.

Conduzidos pela coordenadora de programa de Formação Continuada em Serviço da Seme, Eglieni Trevezani, os professores de arte tiveram a oportunidade de revisitar e ajustar seus currículos, cujas modificações foram submetidas e aprovadas pelo Conselho Municipal de Educação. Posteriormente, os educadores participaram da construção do plano de ensino para 2024, alinhando-o ao currículo aprovado.

Os professores de educação física da rede também participaram da “Construção do Plano de Ensino alinhado ao Currículo de Nova Venécia 2024”, com a formadora, Eglieni Trevizani, revisando seus currículos e elaborando os planos de ensino para o próximo ano, alinhados às diretrizes aprovadas pelo Conselho Municipal de Educação.

Os “Documentos Referenciais da Educação Infantil e a Base Nacional Comum Curricular “BNCC), por meio do  Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo  (CEFOPE), foi ministrada pela coordenador da Educação Infantil na Seme, professor Vagner Souza Amorim, com a colaboração dos outros membros da equipe.

No Ifes – campus Nova Venécia -, o professor de geografia Jaime Bernado Neto protagonizou um trabalho inédito no município ao levar para o grupo de professores de ciências da rede a apresentação do material histórico, geográfico e ambiental produzido no Instituto por eles e alunos bolsistas da  para suporte aos professores. O projeto nasceu há mais de um ano quando o professor e alunos bolsistas submeteram a ideia da produção de um material paradidático ao edital da FAPES e conseguiram os recursos, com os quais compraram um domínio na Web, onde já possuem um acervo de fotos, informações e mapas com mais de 300 páginas, tudo sobre Nova Venécia. O foco em ciências foi a formação dos biomas da região.

Por ser um material que integra as várias áreas do conhecimento, o professor Jaime Bernado também fez a apresentação do material histórico, geográfico e ambiental produzido pelo Ifes para os professores de história e ensino religioso da rede, compartilhando do momento formativo com o professor de história do Instituto, André Luiz Bis Pirola, sempre com a colaboração dos alunos do curso de geografia Danielhe Meireles dos Santos, Izabela Romanha Vicente Oliveira e Gregory Pinto Pavliuki de Paula. O foco da apresentação desse grupo foi a formação do território, por meio de fatores econômicos, políticos, sociais e religiosos.

À noite, os professores de língua inglesa da rede, tiveram a formação virtual conduzida pela professora Nágila de Fátima Rabelo Moraes, do Ifes de Linhares. que exploraram junto aos educadores um modelo de projeto focado no meio ambiente e nos objetivos do desenvolvimento sustentável, orientando a incorporação desses temas em seus currículos de língua inglesa, promovendo uma abordagem interdisciplinar. A formação não apenas enriqueceu o ensino da língua, mas também destacou a importância de integrar o aprendizado da língua a questões mais amplas da sociedade e do meio ambiente, enfatizando o papel dos educadores na formação de cidadãos conscientes. 

Geografia é o componente curricular privilegiado da apresentação do material histórico, geográfico e ambiental, já que foi produzido por professores e alunos do curso de graduação em Geografia do Ifes. Os professores Jaime Bernado Neto e Hedione Heidman da Silva e os alunos bolsistas se uniram aos professores de  geografia da rede no Laboratório de Prática de Ensino de Geografia – LAPEG, no Instituto. Lá, a produção de material tomou imensas proporções, e agora, o site pode ser acessado por todos aqueles que tiverem necessidade de consulta ou interesse em propagar o conhecimento sobre Nova Venécia, já que o material é de uso livre e está disponível na Web. O conteúdo é uma abordagem diferenciada: o material paradidático “Geografia Escolar Contextualizada”, visa fornecer subsídios para a contextualização dos conteúdos previstos na BNCC.

A coordenação da Educação Especial da Seme, no Polo UaB de Nova Venécia, reuniu os professores da educação especial – sala comum – para dar orientações sobre documentos finais que devem ser inseridos no Google Drive, concluindo assim os registros necessários. A apresentação de práticas exitosas dos profissionais também fizeram parte do momento formativo.

No auditório da Seme, os professores da educação especial – Sala de Recursos Multifuncionais – receberam da Coordenação orientações sobre a conclusão de documentos referentes à escrituração final, proporcionando aos professores diretrizes claras para encerrar o ano letivo com sucesso.

Ascom | PMNV