Educação e Sebrae capacitam professores para aulas de empreendedorismo

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na sexta-feira (24), no auditório da EMEFTI Professora Arlene Geraldo, reuniu os profissionais que atuam nas escolas em tempo integral da rede municipal de ensino, tanto da cidade quanto do campo, para realizar a  Jornada pedagógica dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) 2024.

Conduziram a formação a gestora Estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/ES e um consultor do Sebrae, acompanhados pelo gestor regional da Educação que Transforma e da coordenadora Regional Sebrae em Nova Venécia.

O objetivo da jornada é capacitar os professores e demais profissionais da educação com conhecimentos e metodologias que proporcionem uma experiência de aprendizado capaz de desenvolver novas habilidades e competências nos estudantes, por meio de ações do programa Educação Empreendedora do Sebrae/ES.

Segundo a gestora Estadual do Programa Educação Empreendedora do Sebrae/ES, fechou essa parceria com o município de Nova Venécia, pois o órgão acredita que o ensino da metodologia aos professores vai fortalecer toda a rede. “Esse processo metodológico dentro da sala de aula vai multiplicar os conhecimentos, a gente entende que o professor tem um papel transformador dentro da escola, que vai desenvolver ali nos alunos, a partir do material da metodologia JEEP, competências e habilidades empreendedoras nos jovens para que possam se tornar protagonistas de suas vidas, transformando a realidade de todo município. Nova Venécia está de parabéns, os professores têm uma energia muito positiva. Gostaria de pedir apoio de todos os envolvidos pra gente continuar fazendo esse trabalho por muitos e muitos anos”, sugeriu a formadora.

Para a professora de empreendedorismo da EMEFTI Professora Arlene Geraldo, a Jornada Pedagógica foi fundamental principalmente para capacitar os profissionais. “Foi possível tirar dúvidas a respeito dos cadernos metodológicos do JEEP. Acredito que essa parceria com as escolas em tempo integral é excelente, principalmente, porque chegaram professores novos da disciplina de empreendedorismo na rede e os cadernos servirão como um norte para aulas. Alguns de nossos alunos já conseguem empreender, agora eles vão ter a contribuição da teoria e entender o passo a passo dos negócios”, elogiou a docente.

No encerramento do ano letivo, acontece a feira dos Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP), que consiste na mostra de todas as estratégias de vendas aprendidas durantes as aulas de empreendedorismo, na qual os estudantes expõem  para o público seus produtos colocando-os à venda.

Nova Venécia já implementou a educação em tempo integral no ensino fundamental em quatro unidades de ensino da rede: na cidade, na EMEFTI Professora Arlene Geraldo e EMEFTI Bairro Altoé, e no campo, na EMEIEFTI Cachoeira Grande e na EMEIEFTI São Luiz Rei.