A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), realizou, nesta segunda-feira, 9, no auditório da Seme, o oitavo encontro de formação para a construção e elaboração das Diretrizes Municipais da Educação Especial de Nova Venécia com o tema “Atendimento Educacional Especializado (AEE) na escola comum como ação pedagógica favorecedora da Educação Inclusiva”. A Secretária de Educação, anfitriã da formação, agradeceu a presença de todos os participantes, entre eles diretores, supervisores, cuidadores, professores de Educação Especial, professores regentes e os membros da Comissão Central e da Representativa.
A condução dos estudos ficou por conta da Professora Doutora, Gerente de Políticas para Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos do Governo do Estado do Espírito Santo, que discorreu sobre a nova gerência de políticas públicas para pessoas com deficiência, inaugurada em março desse ano. A palestrante abordou também as trajetórias para construção de Diretrizes na Educação Especial, que beneficiam políticas públicas, por isso necessitam da presença e dos pareceres de todos os envolvidos, pensando na educação como direito social e no desdobramento da inclusão educacional, levando em consideração o princípio educacional do acolhimento das diferenças como parte da diversidade humana.
A Política Nacional da Educação Especial de 2008 menciona o trabalho do Atendimento Educacional Especializado (AEE) como ação do docente da Educação Especial em vários serviços complementares e suplementares no turno inverso, o trabalho colaborativo, a produção de materiais e o uso de Tecnologia Assistiva, de orientação à família e parcerias com outras instituições, em que o aluno público-alvo é atendido.
Durante a formação, os cursistas foram levados a refletir sobre o trabalho colaborativo e sobre os serviços do AEE, que não se resumem apenas à Sala de Recursos Multifuncional, reconhecendo os diversos contextos pelos quais essa perspectiva se dá na prática pedagógica na escola regular. “A inclusão é um ponto de partida e não de chegada, é um processo em construção, não é algo dado como pronto, e o sistema educacional inclusivo deve manter e respeitar a tríade: acesso, permanência e aprendizagem efetiva.” pontua a especialista que define o ensino colaborativo como uma postura ética.
Todos os encontros contam com colaboração técnica da Doutora em Educação do Ensino Superior do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES/NV. Neste encontro, os grupos de trabalho e as plenárias detalharam os temas e discussões sobre Concepção do Trabalho Colaborativo, Função do Professor da Sala de Atendimento Educacional Especializado e Função do professor da Educação Especial na sala de Aula: Função do Professor Regente, do Diretor, Supervisor e Cuidador no atendimento dos alunos público-alvo da Educação Especial.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia
Grupos de Trabalho discutindo sobre o Atendimento Educacional Especializado (AEE)