A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na última segunda-feira (11), deu continuidade ao ciclo de formação continuada em serviço de 2024. Foram contemplados nesta etapa os diretores escolares e a formação aconteceu em parceria com o programa Educar pra Valer (EpV), de Sobral-CE, com apoio das coordenações da Seme.
Conduzido pela formadora Rosejânia Dias, da consultoria Lyceum, o primeiro módulo de estudos, com o tema “Competências profissionais básicas da gestão escolar para a qualidade do ensino”, visa ressignificar o olhar da gestão escolar para o desenvolvimento de práticas democráticas e de liderança das ações pedagógicas na escola de atuação.
Inicialmente, os participantes apresentaram uma atividade pedagógica integradora, refletindo, com uso da metodologia ativa de aprendizagem entre pares e as competências socioemocionais da autogestão e abertura ao novo, as ações pedagógicas da gestão escolar vivenciadas em 2023. Tópicos como fundamentação, princípios, contexto legal, gestão democrática, liderança e o programa Educar pra Valer na gestão escolar também foram discutidos. A formadora falou da também das orientações gerais do EpV com foco nos pilares da boa docência: programa de ensino, rotina de aula, materiais estruturados e avaliação da aprendizagem.
“A gestão escolar e os elementos que traduzem o nível de aprendizagem dos alunos” foi o conteúdo do Módulo II, que, entre outros objetivos, teve como foco o acompanhamento e monitoramento dos indicadores educacionais e Ideb no contexto escolar: frequência escolar, participação, proficiência, taxas de reprovação/aprovação, evasão escolar, combate ao analfabetismo.
Segundo a formadora, momentos como esse fortalecem essa liderança dos diretores escolares dentro das unidades de ensino. “Com a formação, garantimos um bom acompanhamento, um bom suporte aos professores, o fortalecimento do fazer-gestor desde ações conforme preveem os documentos legais como ações administrativas e pedagógicas, estamos assim contribuindo para o ensino-aprendizagem das nossas crianças”, disse a especialista.
O grupo de diretores desenvolveu como a atividade o planejamento de metas e ações para a qualificação dos “indicadores da boa gestão” da escola para o ano letivo de 2024, considerando os dados e contexto locais. A escola no contexto das avaliações externas e as matrizes de referência de língua portuguesa e matemática, a cultura da avaliação no contexto da gestão escolar, avaliação da aprendizagem: conceito, tipos, análise e intervenções também foram amplamente discutidos na tarde de estudos.
Para finalizar, os cursistas participaram de uma oficina pedagógica, elaborando um painel da gestão escolar com foco nos resultados. Os painéis construídos foram socializados na formação.
O diretor da EMCOREF Água Limpa disse que a formação promovida pela Seme foi centrada nas competências profissionais básicas em gestão escolar, com um enfoque especial na qualidade do ensino. “Um ponto crucial abordado foi a necessidade de trabalharmos administrativa e pedagogicamente de mãos dadas. Isso significa que, além de garantir a eficiência operacional da escola, devemos nos dedicar à criação e sustentação de práticas de ensino inovadoras e efetivas, enfatizando a importância de cultivar um ambiente escolar que não só apoie os professores em seu desenvolvimento profissional, mas também os estimule a experimentar e implementar metodologias de ensino que atendam às necessidades diversas dos nossos alunos. A incorporação desses aprendizados na minha prática diária reafirma meu compromisso de não apenas administrar, mas também de liderar com uma visão clara de promover um ensino de qualidade. Agradeço imensamente à Secretaria de Educação por esse momento de estudos, que, sem dúvida, enriqueceu minha compreensão e abordagem sobre gestão escolar”, afirmou o diretor.
A secretária Municipal de Educação fazendo a abertura da formação de diretores escolares
Dinâmica de grupos durante a formação
Compartilhando vivências pedagógicas
Diretores escolares da rede municipal de ensino
Equipe Seme acompanhando os trabalhos da formação de gestores
Ascom | PMNV