EMEF Dr. Adalton Santos realiza projeto de incentivo ao mundo do trabalho

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), divulga o trabalho realizado na EMEF Dr. Adalton Santos. Conduzido pelo professor de ensino religioso e com apoio dos demais professores da equipe da escola, os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão participando de Projetos de Investigação (PIs).

Na quarta-feira (08), esteve na escola a 2º Sargento da 2ª CIA, do 2º Batalhão de Bombeiro Militar de Nova Venécia, que realizou uma palestra enfatizando os primeiros socorros e a importância de salvar vidas, focando na vocação para a carreira de bombeiro, a fim de incentivar os alunos a se dedicarem aos estudos, visto que se trata de uma carreira, da qual o ingresso depende de seleção por meio de provas.

Os estudantes também já tiveram palestras com membros da Polícia Militar, com incentivo à carreira na segurança pública, e estiveram na Câmara Municipal Nova Venécia para conhecer o espaço e a importância da função legislativa e cidadã.

Estas foram apenas umas dentre tantas outras ações previstas nos Projetos de Investigação (PIs), que consistem  no desenvolvimento, ao longo do semestre, de uma pesquisa realizada pelos alunos divididos em grupo acerca de determinado tema. A escolha dos temas parte do interesse dos próprios educandos. Esta proposta tem caráter interdisciplinar, pois os temas escolhidos naturalmente permeiam os diferentes componentes curriculares e se destacam pela integração das novas tecnologias de informação e comunicação, além de garantirem o trabalho com os Temas Transversais Contemporâneos (TTCs) na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Segundo o professor idealizador, o projeto está relacionado à importância do trabalho na vida do homem. “Foram propostas reflexões sobre as dificuldades que o trabalhador encontra na sua atividade diária, além de abordar assuntos de ordem prática como: a importância da carreira profissional, a segurança do trabalho e outros direitos trabalhistas. Além da erradicação do trabalho infantil, a posição da mulher no mercado de trabalho, e o lugar que ela ocupa na sociedade atual”, explicou o docente.