A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), nos dias 31 de julho e de 1º a 04 de agosto, promoveu outra etapa da Formação Continuada em Serviço para professores dos anos iniciais do ensino fundamental e supervisores escolares, em parceria com o programa Educar pra Valer.
Na segunda-feira, 31 de julho, professores do 5º ano, estiveram sob o comando dos formadores da Lyceum Consultoria, Tarjjara Almeida e Clayton Bento, a capacitação tratou, respectivamente, em língua portuguesa, do desenvolvimento da escrita: o nível da palavra: ortografia; o nível da frase: consciência sintática; o nível do texto: escrever e redigir, e em matemática, da análise dos resultados, habilidades da etapa 3, rotina e SAEB. Os professores do 4º estudaram os mesmos temas, na terça-feira, 1º de agosto.
Durante dois dias, 31 de julho e 1º de agosto, os supervisores escolares se reuniram com a formadora, também da Lyceum Consultoria, Fernanda Moura, e fizeram estudos sobre “Ações corretivas, preventivas e de constante melhoria para qualificar o planejamento e as práticas pedagógicas”. Os profissionais retomaram pontos do primeiro encontro e focaram na importância de um planejamento qualificado para o avanço nos processos de aprendizagem, além de discutirem intervenções pedagógicas para a elevação da proficiência, concluindo a formação desse grupo no ano de 2023.
Quarta-feira (02), foi o dia dos professores, que atuam nas turmas de 1º ano do ensino fundamental em língua portuguesa, tratarem da avaliação da aprendizagem e da análise das habilidades, e em matemática, foram trabalhados os objetos do conhecimento grandezas e medidas, tudo conduzido com muita eficácia pela formadora Fernanda Moura, que também atendeu os professores das turmas de 2º ano no dia (03), e os de 3º,no dia (04), concluindo este ciclo de formação, que já está na sexta edição.
A formação de matemática contou com jogos de fases de perguntas e pistas, desafios como “o que é o que?”, em língua portuguesa, com o origami da sorte, dinâmicas sobre as temáticas propostas, que deixam os momentos de estudos mais prazerosos e podem ser levadas para sala de aula. Nos dois componentes curriculares, a rotina de aula e as vivências são sempre assuntos abordados como essenciais no trabalho docente, com garantia de melhores resultados para a aprendizagem.
Segundo uma das formadoras da Seme, que desenvolve atividades do programa “Alfabetização Aqui é pra Valer”, a formação trouxe reflexões como “O que eu sei sobre o que os meus alunos sabem?”. “Esse tipo de pergunta só pode ser respondida quando o professor tem dados reais sobre seu aluno e esses dados só podem ser apresentados por meio das avaliações, por isso ressaltamos tanto a importância do estudo das habilidades de cada etapa”, explicou a especialista.
Ascom | PMNV