Escola do campo sai à frente com atividades da Mostra Brasileira de Foguetes

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), divulga o trabalho realizado na EMCOREIEF Santa Helena pela professora do componente curricular de ciências, em parceria com os outros professores da escola, e apoio de uma professora da EMEF Professora Esther da Costa Santos, de Vila Pavão.

No dia 30 de abril, a pedido da professora, os alunos do 6° ano da EMCOREIEF Santa Helena participaram da oficina da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). Para isso eles trouxeram materiais reciclados de casa e tudo foi produzido na escola com a orientação dos professores envolvidos.

Segundo a professora de ciências, além de incentivar o interesse pela ciência e tecnologia, a Mostra proporciona um ambiente multidisciplinar. “O aprendizado prático abrange as áreas de química, matemática e física, estimulando o pensamento crítico, a criatividade e a colaboração, elementos essenciais para a formação de futuros cientistas”, explicou a docente.

A oficina da MOBFOG incentiva e subsidia os estudantes na realização da prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), que este ano acontece em 17 de maio. Este ano, farão a prova alunos de 1º ao 9º das 10 escolas se inscritas para participar da OBA, além da EMCOREIEF Santa Helena, a EMCOREIEF Água Limpa, a EMEFTI Professora Arlene Geraldo, a EMCOR Água Limpa, EMEF Stanislaw Zucoloto, EMEIEF Francisco Tavares Renes, EMEF Veneciano, EMEIEF Francisco Secchim, EMEiEF Cedrolândia e EMEF Dr. Adalton Santos.

A Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.  A MOBFOG é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais.