Escola em Tempo Integral do campo realiza viagem pedagógica

Na última quinta-feira, 13, a EMEIEFTI Cachoeira Grande, unidade de ensino em Tempo Integral localizada no campo, na comunidade Patrimônio do Bis, realizou uma visita pedagógica  a pontos turísticos de Nova Venécia.

Com apoio da Secretaria Municipal de Educação, as professoras e as crianças do 1º período da educação infantil ao 5º ano do ensino fundamental fizeram estudos dos patrimônios culturais do município: a escadaria Jamilli Daher Rocha, a Casa de Pedra Pertelli e a Igreja Matriz de São Marcos; e estiveram também na Área de Preservação Ambiental (APA) da Pedra do Elefante, patrimônio natural, a árvore Gameleira.

O primeiro local visitado foi a Casa de Pedra, em seguida, numa volta pelo centro da cidade, as crianças puderam observar toda imponência da escadaria Jamilli Daher Rocha, construção de 1957.

Na Igreja Matriz, conhecimentos sobre arte e arquitetura, em que a escultura de bronze do Leão de São Marcos, que chegou a Nova Venécia em 25 de abril de 1924, e os vitrais também encantam e contam a história, chegando aqui na década de 60.

Um delicioso almoço foi servido aos visitantes estudiosos no Salão Paroquial, de onde seguiram para Serra de Baixo a fim de admirar a árvore da Gameleira. Todos subiram as longas escadarias, com aproximadamente 365 degraus, que levam à capela construída no alto de uma pedra, com uma vista espetacular de Mata Atlântica.

Segundo a docente, este é o momento do planejamento em que se estuda sobre o município de Nova Venécia nos campos de experiência e nos componentes curriculares de geografia e história. Como a escola é em tempo integral, ela conta também com o Projeto Integrador, e para consolidar as habilidades é preciso fortalecer o conteúdo com vivências e experiências. “As aulas práticas são muito importantes para o enriquecimento da aprendizagem”, afirmou a professora.

A atividade aconteceu com recursos do Programa Capixaba de Fomento à Implementação de escolas municipais de Ensino Fundamental em Tempo Integral (PROETI), do qual o município de Nova Venécia é parceiro.

Projeto Integrador

É um componente curricular da parte diversificada do currículo da Educação em Tempo Integral do Espírito Santo pensado para a etapa do Ensino Fundamental – Anos Iniciais. Sua proposta pedagógica objetiva desenvolver a participação ativa e qualificada dos estudantes na construção coletiva de projetos disciplinares, que resultem na entrega de produto(s) pedagógico(s) à comunidade escolar.