Escola municipal realiza projeto de inclusão

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Dr. Adalton Santos realizou, entre os dias 10 a 14 de junho, o Projeto Inclusão, que está relacionado à importância da conscientização e de práticas quanto à diversidade.

Idealizado pelos professores da educação especial da escola, professora da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) e professores da educação especial de sala comum junto às supervisoras escolares, o projeto contou com a adesão dos demais profissionais da escola e teve como objetivo colaborar para que os alunos público-alvo da educação especial tenham a oportunidade de dar sequência à escolarização, acessem, permaneçam e concluam os estudos, na etapa Ensino Fundamental Anos Finais, e que os conflitos geracionais sejam administrados com justiça, visando diminuir a exclusão.

Várias atividades foram propostas pelo projeto e no dia de sua culminância teve o “Abraço da inclusão”, acolhida aos alunos e à comunidade escolar pelos professores com entrega de folder abordando o tema inclusão.

Para os alunos dos 8º e 9º anos, foi pensada uma palestra enfatizando a importância da inclusão e uma psicóloga foi convidada para conduzir o momento, no qual deu várias informações sobre diferentes deficiências, para uma maior compreensão de como lidar com cada caso eliminando as barreiras do preconceito.

Os estudantes dos 6º e 7º anos assistiram ao filme “Extraordinário”, a fim de abordar o tema da inclusão dentro do ambiente escolar como é retratado na trajetória do protagonista do longa-metragem .

Para encerrar, lembrancinhas foram entregues pelos alunos público-alvo da educação especial a todas as turmas da escola.

Umas das professoras da educação especial – sala comum – da escola, acredita que a inclusão é um tema a ser abordado no decorrer de todo ano letivo. “Este foi um momento para expor propostas e reflexões e momentos sobre o tema no ambiente escolar e na sociedade, além de abordar a importância da Educação Especial, mas, nós profissionais da educação, precisamos trabalhar incansavelmente para quebrar as barreiras atitudinais e físicas todos os dias”, finalizou.