A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme) e de todas as escolas da rede, na terça-feira na última (06), preparou atividades diferenciadas para receber crianças e adolescentes no primeiro dia letivo de 2024.
Na Educação em Tempo Integral, a realização do acolhimento foi baseada na Pedagogia da Presença, para promoção de um ambiente escolar mais favorável ao aprendizado. Pensando nisso, a EMEFTI Bairro Altoé preparou com muito carinho este momento. De forma lúdica e prazerosa, estudantes e famílias foram recebidos. Os professores, com o intuito de estreitar os laços com os alunos que estão chegando para cursar o primeiro ano, criaram expectativas e, fantasiados com personagens da literatura infantil, se apresentaram, proporcionando encantamento e alegria para o ano letivo que se inicia.
Para Educação Infantil, muita música, contação de histórias, brinquedos e brincadeiras, garantindo a criação de vínculos com as crianças, momento que costuma ser muito desafiador para quem está indo para escola pela primeira vez, por isso as equipes não pouparam na ludicidade, deixando no dia um gostinho de quero mais.
Em muitas escolas, a galerinha do ensino fundamental anos iniciais curtiu os cantinhos “instamagravéis”, que são lindas molduras para registrar as fotos desse dia cheio de encantamento, e que as famílias querem guardar para sempre, além claro, de atividades preparadas pelo professores para surpreender os pequenos.
As escolas multi do campo receberam as crianças com um farto café da manhã, temperado com muito amor e carinho, recheado de brincadeiras e dinâmicas de acolhimento para despertar o sentimento de pertença nos alunos.
Nas escolas de ensino fundamental anos finais, os estudantes foram recebidos com música e com palestras motivacionais. Alguns líderes religiosos, a convite das escolas, levaram palavras de bênçãos para professores, equipes, famílias e estudantes, para um ano de estudos cheio de paz e harmonia.
A Secretaria Municipal de Educação também deu início às aulas da Educação de Jovens e Adultos (Eja) com qualificação profissional em Operador de Computador pelo Ifes, para os alunos que possuem 15 anos completos e irão cursar o 8º ano. As aulas já começaram, mas ainda é possível fazer a matrícula na EMEF Dr. Adalton Santos.
A Seme informou ainda que, para o atendimento aos alunos vinculados à Educação Especial, estão sendo contratados, em Designação Temporária, 96 professores de Educação Especial Sala Comum e 13, para as Salas de Recursos Multifuncionais.
Para secretária Municipal de Educação, é gratificante ver o cuidado dos professores e das equipes em cada detalhe para receber crianças e adolescentes. “Quando estamos nas escolas, podemos perceber em cada cantinho como tudo foi preparado com muito amor. Acreditamos que a aprendizagem é indissociável da afetividade. Temos muito orgulho dos profissionais da educação de Nova Venécia”, elogiou a gestora.
Família e estudantes sendo recebidos pela diretora da EMEF Stanislaw Zucoloto
Café da manhã na EMEFTI Bairro Altoé
Equipe da EMEFTI Bairro Altoé
CMEITI Idalina Maria Machado Fiel
EMEIEF Francisco Tavares Renes – Comunidade São Gonçalo
CMEI Odorico Domingos
EMEIEFIT São Luiz Rei – Comunidade São Luiz Rei
EMEIEFTI Cachoeira Grande – Patrimônio do Bis
EMEFTI Professora Arlene Geraldo
Ascom | PMNV