Estudante veneciana fica em 3º lugar em competição estadual de taekwondo

No domingo, 23, na Arena Jacaraípe, a aluna Maria de Fátima Marchesini Cimadon, da  EMEF Veneciano, participou dos Jogos Escolares do Espírito Santos 2024 – JEES – na modalidade de lutas, Taekwondo.

A estudante foi medalhista ficando em terceiro lugar no estado. A ideia de inscrevê-la na competição foi do professor de educação física da EMEF Veneciano, que sabia do potencial da aluna.

A professora que a acompanhou no JEES disse que a luta não é só uma questão de força, mas sim de inteligência. “Ela lutou muito bem, conseguindo um feito inédito para o esporte da cidade, não saímos com a vitória, mas ela lutou bravamente, agora vamos nos preparar para o próximo ano e, se Deus quiser, voltaremos com o primeiro lugar. Maria fez história, já pode se sentir muito orgulhosa de sua conquista”, comemorou a docente.

Maria de Fátima pertence à equipe Fenix de Nova Venécia e seu sensei a considera muito perseverante. “As palavras que a definem são: dedicação, esforço, garra e comprometimento. É uma atleta que tem  uma vontade imensa em estar sempre se aprimorando”, afirmou.

Os pais contam que a filha sempre se identificou com os esportes de luta. “Quando eu chegava em casa, ela me chamava para brincar de luta; cheguei até a  comprar um saco de pancadas pra ela ir treinando”, lembra o pai. A mãe se recorda de ter mostrado à filha uma matéria sobre Taekwondo e desde então a menina teria ficado curiosa e com vontade de praticar a arte marcial.

Já Maria garante que desde  pequena gostava muito do esporte. “Meus pais sempre me incentivaram, inclusive eu e meu pai brincávamos de lutar”, contou. “Eu cresci assistindo a filmes e animes de lutas, os quais eu gosto muito. Em 2021, conheci a Fenix e pedi ao Sensei para eu fazer uma aula experimental, ele disse que eu tinha talento e iria longe no Taekwondo. Acho que ele estava certo, não é?! Foi muito bom ter participado do JEES e voltado com uma medalha da etapa estadual para minha cidade. Deixo minha gratidão a Deus, à minha família, à Secretaria Municipal de Educação, à minha escola, à minha equipe e a todos que, de alguma forma, me apoiaram”, relatou a atleta.

Segundo a Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), do Governo do Estado, o taekwondo foi o grande destaque do JEES com três competições acontecendo simultaneamente: a seletiva dos Jogos Escolares, a Copa Espírito Santo de Taekwondo e a seletiva para os Jogos Universitários.

A seletiva dos Jogos Escolares conta com a participação de atletas que representam 44 escolas do estado, sendo 14 da rede privada e 30 da rede pública.