A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), na última quarta-feira (14), realizou mais uma etapa da Formação Continuada em Serviço para professores da educação especial sala de recursos multifuncionais.
Dividida em dois momentos, inicialmente, os professores contaram com a temática “Pelo direito de sentir: as emoções de professores da Educação Especial”, ministrada pela formadora Amanda Gueis Rodrigues, psicóloga na cidade de Vila Pavão. A formadora realizou uma dinâmica em que os profissionais puderam reconhecer, compreender e compartilhar seus sentimentos. “Acredito que essa reflexão de se permitir sentir proporciona um grande impacto e o professor levará esses resultados para sua prática, melhorando todo o trabalho no ambiente escolar”, analisou.
No segundo momento, o “Atendimento Educacional Especializado: atendimento, articulação e sensibilidade” foi o tema ministrado pela professora Ariadna Pereira Siqueira Effgen, do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) campus Nova Venécia, que trouxe reflexões acerca da articulação entre a sala de aula comum e os professores que lá estão, e a articulação entre os ambientes, ou seja, o trabalho colaborativo potencializa a ação pedagógica na Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), não restringe a atuação do professor da educação especial sala de recursos a apenas este ambiente, o trabalho colaborativo acontece na sala de aula comum, o local privilegiado de aprendizagem do aluno.
Segundo a especialista “A formação permanente de professores tem sido uma das vias pela qual é possível que professores continuem estudando, continuem aprendendo, que professores possam melhorar sua forma de ensinar, ou seja, garantir o direito à educação do aluno vinculado à educação especial, baseando-se no tripé constitucional: o acesso, a permanência e qualidade”, concluiu.
Professora Ariadna Pereira Siqueira Effgen (Ifes) durante a formação sobre AEE