De volta ao cenário nacional, a Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, comemora a presença do Ministério da Educação representado pelo Coordenador Nacional do Programa Escola da Terra, Xavier Carvalho de Souza Neto. Nesta quinta-feira, 22, aconteceu a abertura do curso de aperfeiçoamento Escola da Terra Capixaba para Professores-Educadores do campo, atuantes em escolas com salas seriadas e salas multisseriadas dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Durante a live de abertura do Programa, estiveram presentes a Secretária Municipal Educação de Nova Venécia (Seme), a Coordenadora da Educação do Campo da SEDU/SER, o Professor e Pesquisador da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), a Professora Doutora em Educação (UFES), Coordenador Nacional do Programa Escola da Terra (MEC), para acolher os participantes, professores do município e do estado.
No primeiro momento da formação, a técnica da Seme, apresentou os 19 cursistas aos convidados, e, com a mediação da professora, explicou a estrutura do curso que terá como processo formativo o Memorial Poético Docente. O objetivo do Programa Escola da Terra é promover, por meio da perspectiva da pesquisa e do trabalho como princípios educativos, a formação docente, tomando a escola, o território, a cultura e os povos camponeses como centrais na constituição de saberes e fazeres que potencializem a Educação e a Escola do Campo.
A formação está referenciada nos pressupostos da Educação do Campo e na perspectiva teórico-metodológica da Pedagogia da Alternância, com a aproximação da prática e teoria, alternando tempos e espaços de ação, reflexão e ação, em contextos acadêmico e comunitário e que o trabalho coletivo e individual, produzido nos Tempos Comunidade e Universidade, com a distribuição da Carga Horária total de 180 horas, distribuídas em 50% Tempo Universidade e 50% Tempo Comunidade a formação tem início em julho e vai até dezembro.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Nova Venécia