Nova Venécia comemora resultados do programa de alfabetização

A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), recebeu a equipe do programa Educar pra Valer (EpV) para o 3º Encontro de Avaliação 2023 e Planejamento 2024, nesta quarta-feira (06).

Além da coordenadora Estadual do EpV, Aleksandra Braga, e da coordenadora Estadual Assistente, Camila Campos, estavam presentes nesse encontro os técnicos dos anos iniciais, campo e cidade, e também as coordenações da educação infantil e dos anos finais, conduzidos pela secretária Municipal de Educação.

O objetivo da equipe foi apresentar os excelentes resultados das avaliações de fluência em leitura e avaliações objetivas que os alunos do 1º ao 5º anos realizaram durante o ano, com foco nas turmas de 2° ano, pois é nessa etapa que a alfabetização deverá ser consolidada. Além de apresentar os resultados, também foram discutidos os principais eixos que norteiam a gestão, como assessoramento pedagógico, formação e avaliação. Esses eixos precisam ser aplicados tornando-se rotina nas unidades de ensino e desenvolvidos pelos técnicos da Seme e supervisores escolares.

Na quarta, ainda pela manhã, foi apresentada  a avaliação geral das ações de 2023 pelas equipes do EpV e da Seme ao prefeito. A reunião ocorreu no gabinete do chefe do executivo que ficou muito feliz com os encaminhamentos dados pela pasta da Educação. “O trabalho realizado em Nova Venécia em parceria com o Educar pra Valer, pela Seme, pelas equipes das escolas, diretores, supervisores escolares, professores, secretários, famílias, todos engajados pra fazer uma política educacional de qualidade, obteve esses excelentes resultados. Essa é a educação que a gente espera para o nosso município”, afirmou.

A coordenadora Estadual do EpV, Aleksandra Braga, disse que Nova venécia está de parabéns pelos avanços em tempo recorde. “A gente observa esse crescimento por meio dos excelentes resultados alcançados”, elogiou.

A professora Juliana Salvador, da EMEF Profª Claudina Barbosa, agradeceu o aprendizado que adquiriu por meio da equipe do Educar para Valer. “Levarei para a vida toda o aprendizado adquirido por meio do programa”, declarou.

A secretária Municipal de Educação esclareceu que Nova Venécia tem também como parceiro o Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), do governo do Estado, e o Epv veio para agregar valor às metas pretendidas pelo município. “Receber um parceiro com o renome nacional do EpV, trazendo uma devolutiva tão positiva em relação à alfabetização, é uma alegria, pois sabemos que isso é fruto do empenho dos nossos professores. Ocupamos o 2º lugar em alfabetização no estado, todas as escolas avançaram mesmo depois de dois anos de pandemia, realmente temos motivos para comemorar”, enfatizou a gestora.

Ascom|PMNV