A Prefeitura de Nova Venécia e a secretaria Municipal de Educação receberam na última quarta-feira (15), o Diretor Adjunto Júlio Cavalcante e a Coordenadora Valdenice Gomes do Programa Educar pra Valer, para apresentação dos bons resultados alcançados pela rede em 2022.
De acordo com os resultados preliminares do PAEBES, Nova Venécia obteve um desempenho positivo na avaliação de 2022, aplicada nas turmas dos 2º Anos do ensino fundamental, etapa importante onde a consolidação da alfabetização é almejada.
Os índices apresentados são significativos para o avanço da educação do município, uma vez que a alfabetização é a base da educação básica. Em 2021 o nível de habilidades consolidadas desses estudantes era de 586 e em 2022 avançou para 642.
Seguindo o mesmo sucesso houve, uma diminuição percentual de estudantes abaixo do básico, habilidades não consolidadas, que em 2021 apresentou 28% e em 2022 reduziu para 8%. Já os estudantes proficientes e avançados subiram de 52% para 70%, o que representa um desempenho positivo baseado em um trabalho desenvolvido pela equipe que não mede esforços para atingir os objetivos propostos para melhorar a aprendizagem dos alunos.
Para o ano de 2023, as expectativas são ainda melhores com a ação já estabelecida do Programa de Formação Continuada em serviço embasando e reforçando a prática dos professores com foco na aprendizagem e articulada com o currículo de Nova Venécia.
Segundo o Diretor Adjunto do Programa “O momento é de celebração pelos bons resultados alcançados pelo município e através da Secretaria e das equipes das escolas, sendo o reconhecimento de um trabalho que beneficia a população de Nova Venécia, fazendo uma educação pública de qualidade, que podemos perceber através dos dados das avaliações externas do PAEBES, onde houve um crescimento nos indicadores de alfabetização, então, parabéns a todos os envolvidos.”
Os bons resultados da aprendizagem do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, colocam Nova Venécia em 2º lugar no país entre os 48 municípios que fazem parte do Programa Educar pra Valer, parceria com o Espírito Santo em Ação, Bem Comum e B³ Social, com o objetivo de garantir o direito de toda criança ser alfabetizada na idade certa.
A secretária Municipal de Educação cumprimenta os professores:
“Celebramos com alegria e muito orgulho o 2º lugar nacional no Programa e cumprimento os nossos professores dos anos iniciais pelo trabalho realizado na sala de aula, espaço sagrado onde acontece a aprendizagem”.
Ascom | PMNV