A Prefeitura de Nova Venécia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), está ganhando visibilidade em âmbito nacional devido ao resultado positivo dos Programas de Aquisição Direta de Alimento (PAA) e Compra Direta de Alimento (CDA). A iniciativa tem transformado a realidade de famílias em situação de vulnerabilidade e de pequenos agricultores do município. O trabalho atraiu a atenção da assessoria de comunicação do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), que esteve na cidade para conhecer de perto o modelo adotado, na manhã desta terça-feira, 19.
Integração e parceria
A parceria entre o Incaper e a Secretaria Municipal de Assistência Social foi destacada como essencial para o êxito do programa. A secretária municipal de Assistência Social ressaltou a qualidade e pontualidade dos alimentos entregues às famílias. “Os alimentos são frescos, nutritivos e chegam pontualmente, graças ao trabalho de campo realizado pelo Incaper. Essa parceria garante que os agricultores sejam orientados para escoar suas mercadorias de forma eficiente e diversifiquem sua renda familiar”, explicou a gestora.
Números que impressionam
Em 2024, mais de 3.200 famílias em situação de insegurança alimentar foram beneficiadas pelos programas, enquanto 87 agricultores locais se tornaram fornecedores. Esses números refletem a efetividade do projeto, além de reforçar a importância de políticas públicas que integrem a assistência social e o fortalecimento da agricultura familiar.
O papel do Incaper
O Incaper desempenhou um papel fundamental ao oferecer assistência técnica e promover capacitações para os agricultores. “Nosso objetivo sempre foi fortalecer o pequeno agricultor, levando até ele informações técnicas e práticas que garantam maior produtividade e, ao mesmo tempo, a qualidade dos alimentos. Ver esse trabalho se traduzindo em benefícios para as famílias e para o município é muito gratificante”, afirmou um representante do Instituto.
A gestora da pasta da Assistência Social finaliza dizendo que o PAA e o CDA vão muito além da simples distribuição de alimentos. “Eles promovem dignidade e desenvolvimento econômico para quem mais precisa. O exemplo do nosso município demonstra como parcerias sólidas e bem estruturadas podem ser transformadoras, servindo como referência para outras cidades e estados”, pontua.
ASCOM | PMNV